Excel – Fórmulas matriciais

Fórmulas matriciais é um recurso do Excel pouco conhecido no qual é possível realizar cálculos múltiplos a partir de conjuntos de dados, podendo produzir um único resultado ou resultados múltiplos.

Este tipo de fórmula executa os cálculos sobre um ou mais conjuntos de dados, que são conhecidos como os argumentos da matriz. Cada argumento requer o mesmo número de linhas e colunas que os outros argumentos possuem para funcionar. Para entender o funcionamento deste tipo de fórmula confira as informações abaixo:

Exemplo

Em nosso exemplo, mostraremos como calcular a média de idade dos membros de determinada instituição com apenas uma fórmula.

Usando uma fórmula matricial você consegue fazer o cálculo de uma matriz de dados, sem a necessidade de fórmulas intermediárias. Neste caso, por exemplo, para descobrir a idade média dos membros, sem o uso de fórmulas matriciais, teríamos que efetuar o produto do número de membros para cada idade e somá-lo para depois dividir este montante pelo total de membros, como mostrado nas figuras abaixo:

Para reduzir o número de etapas e resolver este cálculo com uma só fórmula, faremos o seguinte:

  • Atribuiremos o conjunto de dados A2:A12 como a matriz 1.
  • E o conjunto de dados B2:B12 como a matriz 2.

A fórmula matricial permitirá calcular o produto de cada membro da matriz 1 (coluna A) pelo campo correspondente na matriz 2 (coluna B), e em seguida, dividir a soma deste produto pela soma total de membros (coluna B).

A fórmula usada será a seguinte:

  • {=SOMA(A2:A12*B2:B12/SOMA(B2:B12))}.

Para saber como definir os argumentos desta função, siga os passos abaixo utilizando o Assistente de função:

  • Selecione a célula B14;
  • Clique no Assistente de função, localizado na barra de fórmulas e representado pelo símbolo fx;
  • Em Categoria escolha a opção Matemática e trigonométrica;
  • Agora localize a função SOMA na lista de funções e clique em Ok;
  • Relacione os dados da planilha nos argumentos da função, como na figura abaixo:
  • Num1: A2:A12*B2:B12/SOMA(B2:B12);

Assim que tiver terminado de digitar a fórmula, pressione ao mesmo tempo as teclas CTRL+SHIFT+ENTER, para que o Excel insira as chaves {} e interprete esta fórmula como matricial.

Veja o resultado abaixo:

Esse foi apenas um exemplo com fórmulas matriciais. Tendo aprendido o conceito de como fórmula matricial trabalha você poderá elaborar cálculos complexos com facilidade.

Pratique!

Caso não consiga abrir os arquivos, clique nos links com o botão direito do mouse e escolha “salvar como”.

Comentários

comentários

4 comentários em “Excel – Fórmulas matriciais”

  1. Olá Tomás Vásquez,
    Antes de tudo que dizer que sou leitor do blog, o considero o melhor sobre o assunto.

    Costumo utilizar muito funções com matriz, principalmente para fazer “somase” com mais de uma variavel, como faço para te mostrar em exemplo e para que este seja publicado no seu blog.

    Abraços,
    Castelaro

  2. gostaria de fazer uma formula de calculo baseada no seguinte
    escolho uma planilha do excel e na celula A1 eu coloco por exemplo laranja e se for laranja terei que fazer um calculo exemplo
    na celula A2 quero que calcule A1=laranja entao a3 (o valor que colocar nesta celula * 15)o resultado fica na cellula A2, se na celula A1 eu colocar banana entao na celula A2 teria que ficar celula A3*20 uma formula + ou – assim se(A1=laranja;soma(A3*15) mas quando faço isso nao da certo tem outra forma de ser feito ????

Os comentários estão fechados.