Tornando-se um mestre no uso do Excel em 10 dicas

Achei isso num post do site Quora e é tão bom que fiz uma livre tradução (original em inglês, link no fim do artigo).

  1. Menos mouse, mais teclado. Use e abuse dos atalhos de teclado.
  2. Sempre, sempre congele painéis ao trabalhar com tabelas. É incontável o tempo perdido tentando se achar no mar de células sem a referência dos cabeçalhos.
  3. Não mescle células. Se precisar centralizar o conteúdo delas, aqui vai como fazê-lo: https://youtu.be/Ju8Esra5–I
  4. Evite começar uma planilha na célula A1. Sempre deixe algumas células acima como possível vantagem para adicionar fórmulas visíveis ou criar cabeçalhos mais tarde sem precisar reformatar tudo.
  5. Sempre formate seu trabalho, não por capricho, mas como indicação visual do que é importante naquilo que você está criando. É melhor fazer isso antes do que voltar mais tarde e ter que lembrar do que aquilo se tratava.
  6. Aprenda Tabelas Dinâmicas. Sua vida com filtros e somas vai mudar depois disso. Vá por mim.
  7. Não use valores fixos em fórmulas. Sempre coloque o valor em outra célula para facilitar a mudança mais tarde:
  8. Aprenda as principais fórmulas do Excel, principalmente: SE, SOMASE(S), CONT.SE(S), PROCV(X), CORRESP, INDICE, TEXTO. Elas tornarão o seu trabalho muito mais fácil.
  9. Sempre salve seu progresso, sempre. Há um atalho de teclado para isso (Ctrl+B sem portugues, Ctrl+S em inglês). Tenha-o na ponta dos dedos. Fez uma mudança drástica? Salve outra versão do arquivo (v1, v2, v20). Não tenha medo do espaço em disco. Ele está lá para servir você.
  10. E lembre-se: se você se encontrar fazendo algo repetitivo no Excel por mais de alguns minutos, há uma grande chance de existir uma maneira de automatizar isso (alô, macros?)

Espero que ajude!

Post original: https://www.quora.com/How-can-I-use-Excel-more-efficiently/answer/Onur-Yılmaz-18?ch=10&oid=42691588&share=1226efad&srid=HMwzR&target_type=answer

Comentários

comentários

Deixe uma resposta