Android – Consertando o problema do acelerômetro no Nexus 7 2013

Dica para os felizes donos deste bonito, eficiente e baratíssimo tablet financiado pelo Google. Quem é dono, sabe do que estou falando, até porque tem suas complicações possuir um tablet desses, a não ser que você seja muito mão aberta.

De uns tempos para cá, meu Nexus começou a apresentar problemas no acelerômetro. Isso não influencia gritantemente em apps básicos, mas tem hora que irrita, como assistir um filme no youtube em portrait ou jogos que dependem do sensor, como os de corrida.

Depois de identificar que era um problema de hardware e quase chorar, iniciei uma pouca esperançosa busca por possíveis macetes para corrigir o problema. E eis que cheguei neste animador vídeo gravado por um colega que, pelo sotaque, deve ser indiano (um viva à India!):

Resumindo, há uma falha na montagem do aparelho que faz com que ocorra um mau contato no cabo que faz a conexão com o sensor do acelerômetro. O colega do vídeo faz um calço com um material que parece ser um pedaço de cartão magnético.

O que importa é que funciona! Como estava com preguiça, usei temporariamente um post-it dobrado em formato de sanfona, aproveitando a cola de um dos lados. Não me orgulho nem um pouco, mas enfim. Works!

Meu Nexus e o post-it
Meu Nexus e o post-it

Bom proveito!

Comentários

comentários