Mais um round na batalha dos navegadores está começando.
Depois de três anos em desenvolvimento, o Firefox 3 estará disponível aos usuários na próxima terça-feira. Depois de muitas versões de teste, contratempos com bugs, os usuários já podem contar com o Firefox 3.
Era esperado que com o Firefox 3 RC2 se tornasse a versão final que iria a lançamento. Mas, um bug foi descoberto e mais trabalho foi necessário para resolver o problema.
O MacSes tem sofrido alguns estragos com o bug 436575. O novo release candidate vai, entretanto, eliminar o problema.
O Firefox 3 RC3 deve agir sobre problemas do browser que apareçam em plataformas do Mac. As versões Windows e Linux não sofrem com o bug.
Em comparativos anteriores, o Firefox havia sido comparado com a nova versão do Internet Explorer, a 8 e havia vencido com grande vantagem.
As principais mudanças
O Firefox 3 é baseado na plataforma de rendering Gecko 1.9 e é resultado de 33 meses de trabalho sobre a versão 2.0.
Segundo a Mozilla, as principais mudanças se concentram em melhorias de segurança, compatibilidade com web sites e, especialmente, estabilidade. Muitos usuários se queixam que o navegador “trava” quando o computador tem dificuldades em gerenciar a memória de vários sites abertos em diferentes abas.
Além de mudanças no design, outras modificações afetam o modo de fazer backup dos sites favoritos e mudam o modo da dar zoom numa página e a maneira como a barra de endereços se auto-completa.
Os desenvolvedores dizem ainda que mudanças no engine do navegador o tornaram mais ágil e rápido para processar aplicativos como o Gmail ou os programas de produtividade online Zoho Office.
Pelas contas da Mozilla, o Firefox 3.0 é duas vezes mais veloz ao processar estes serviços do que a versão 2.0.
O navegador da Mozilla é o principal rival do líder de mercado Internet Explorer, da Microsoft.
Fonte: INFO
Tomás Vásquez
http://www.tomasvasquez.com.br