Web – Adeus GeoCities

Adeus GeoCities

E foi no dia 26 de outubro de 2009 que o Yahoo! fechou o GeoCities, uma das mais populares plataformas de construção de sites da década de 90.

GeoCities é (ou pelo menos era) um serviço do Yahoo! que permite ao usuário que tenha uma conta no Yahoo! de hospedar ou criar um site.

Tido como um triste fim para os saudosistas da conexão dial-up, o marco histórico prevê que as páginas do GeoCities não mais apareçam na web e que nenhum dono consiga acessar sua conta e arquivos a partir de amanhã.

A morte do serviço já havia sido anunciada em 23 de abril deste ano. Na ocasião, o Yahoo! informou que não aceitaria mais novos usuários, pedindo para que seus velhos clientes salvassem os conteúdos hospedados no GeoCities, ou migrassem para a hospedagem da companhia por 4,99 dólares ao ano.

De acordo com o comunicado do Yahoo!, os usuários têm até o fim do dia de hoje para mudar o endereço de hospedagem e/ou salvar seus arquivos no computador.

Criado em 1994, quando ainda pertencia ao portal Starmedia, o Geocities foi durante o fim da década de 90, ao lado do Nestscape e ICQ, um dos serviços mais usados pelos internautas das conexões discadas.

Em 1997, o site era o quinto mais acessado de toda a rede. A imensa procura fez com que o Yahoo! comprasse o GeoCities por 3,57 bilhões em junho de 1999.

Poucos anos depois, com a explosão da web 2.0 e o surgimento de ferramentas como blogs e fotologs, o Geocities entrou em declínio.

Fonte: INFO

Comentários

comentários