Web – Avalie a qualidade do seu site no Google gratuitamento com o Website Grader

Fonte: INFO, Baixaki, Superdownloads

O sucesso de um site depende cada vez mais de seu desempenho em ferramentas de busca. Mas contratar uma consultoria de SEO (Search Engine Optimization) — ou mergulhar na literatura específica disponível na web — deixou de ser a única opção para aparecer com destaque em buscadores como o Google. Começam a surgir alguns serviços que ajudam a corrigir — e de graça — as falhas mais simples cometidas pelos webmasters. Entre essas ferramentas está o http://website.grader.com.

Ele não fornece nenhum dado exclusivo, mas faz um ótimo trabalho ao reunir informações sobre o site pesquisado com base no código HTML e em outras fontes, como Google e Alexa. Tudo fica reunido em um relatório, que sugere mudanças para melhorar o desempenho da home page. Um dos atrativos do serviço está na simplicidade. Basta digitar a URL desejada e clicar no botão de geração de relatório. Em seguida, o Website Grader exibe a análise SEO da página. O resultado traz 22 itens, incluindo checagem de tags HTML como “title” e “meta description”.

O desempenho no SEO é medido com um índice que vai de zero a cem. Um valor de 60, por exemplo, indica que o site se saiu melhor que 60% de todos os sites avaliados pelo Website Grader. Nos testes do INFOLAB, a home Page da INFO, por exemplo, obteve nota 100, enquanto o Slashdot ficou com 98,6. UOL e Terra receberam 99,8.

Este humilde blog obteve nota 87,5. Nada mal para um blog pessoal não?

O relatório do Website Grader é dividido em seis partes: SEO interno, SEO externo, Blogosfera, Mídias Sociais, Conversão de Visitantes e Análise de Concorrentes. A primeira seção avalia itens como presença de metadados e número de imagens na página. A seção SEO Externo fornece Page- Rank, classificação no Alexa e informa se o site está incluído em diretórios, como Yahoo! E Dmoz. Em Blogosfera é mostrado se há ou não um blog no site e checado o ranking no Technorati. Já o desempenho no Delicious e no Digg é avaliado em Mídias Sociais. A seção de Conversão de Visitantes checa a presença de feeds RSS e formulários, e a Análise de Concorrentes compara dois ou mais sites.

O Website Grader se sai bem na verificação de itens básicos de SEO, como presença ou não de meta tags e quantidade de imagens na página. Mas nem todas as informações devem ser levadas ao pé da letra. A presença do site em diretórios web, por exemplo, pode ser enganosa, caso haja páginas com nomes semelhantes cadastradas nesses serviços. O indicador de facilidade de leitura também pode enganar. Nos testes, ele atribuiu um grau de facilidade intermediário para um artigo acadêmico em inglês sobre câncer linfático, publicado na revista Nature. Testado com material em português, o desempenho também foi irregular. Um artigo acadêmico sobre a Constituição de 1988 foi descrito como adequado para pessoas com segundo grau completo.

Conclusões

Pessoas mais acostumadas com o processo de SEO acharão o WebSite Grader simples demais, talvez repetitivo até. Porém, para pessoas que estão iniciando nesse processo, acharão no WebSite Grader uma ótima referência para começar a saber o que é importante para fazer seu site começar a ter algum significado para os mecanismos de pesquisa.

E mesmo que você já esteja familiarizado com o processo de SEO e utiliza ferramentas como o Google Analytics, Alexa e outros, é recomendada pelo menos um visita ao WebSite Grader para ter uma opinião a mais.

Comentários

comentários