O YouTube anunciou a criação de um novo canal vídeos dentro da sua página chamado Screening Room, que servirá de vitrine para cineastas e produtores independentes.
Com 69 milhões de visitantes, de acordo com os dados de maio medidos pela Nilsen, o Google, que busca fórmulas para capitalizar a grande audiência do seu serviço, investe agora em um público que usa a mesma linguagem como ferramenta de trabalho.
Pelo Screening Room, cineastas e produtores de todos os países poderão enviar seus trabalhos para serem postados no site. A cada duas semanas serão exibidas quatro produções (inéditas ou não) escolhidas pelo canal editorial do YouTube. No primeiro mês, o serviço exibirá curtas da Noruega, Suécia, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.
Além desse canal, o YouTube fará uma prospecção em festivais de cinema do gênero em busca de talentos para projetar na internet. O site de vídeos informou ainda a realização de parceria com canais de TV a cabo especializados nesse tipo de produção, como o Sundance Channel.
Além de ganhar visibilidade, os filmes poderão ser comprados em formato digital ou DVD, e os autores receberão parte do lucro gerado com os anúncios publicitários.
A iniciativa abre uma porta de intercâmbio entre produtores e fãs que terão retorno imediato do trabalho apresentado por meio do fórum de discussões do próprio Screening Room.
Fonte: iMasters
Tomás Vásquez
www.tomasvasquez.com.br