DotNetNuke – Criando formulário dinâmicos e customizados

DotNetNukeLogoSe tem uma coisa da qual os usuários do CMS DotNetNuke sentem muita falta, principalmente pela maturidade do sistema, é permitir criar formulários customizados.

Exemplo simples. Você precisa fazer uma coleta de dados de seus visitantes, meia dúzia de questões de campos que resolveriam seu problema, simples demais para o desenvolvimento de um novo módulo, só para isso, complicado demais para um módulo de Survey.

Pelo visto, a comunidade reagiu. O coleta Michael Tobisch desenvolveu um módulo que faz exatamente o descrito acima. São eles:

  • helferlein Form
  • helferlein_BabelFish (requerido)

Ambos podem ser baixados do site gratuitamente, exigindo apenas o registro, que também o é. A instalação segue o padrão, bastando utilizar a interface de administração do DotNetNuke. A única atenção é de instalar o módulo helferlein_BabelFish antes do helferlein_Form. O helferlein_BabelFish permite a localização, ou melhor, a tradução dos módulos disponibilizados no site.

Daí em diante, ele já está disponível para ser adicionado ao site pela barra de tarefas padrão:

helferlein_Form na barra de ferramentas
helferlein_Form na barra de ferramentas

Uma vez colocado, ele solicita, antes de qualquer coisa, uma forma de “submissão”, ou seja, para onde vão os dados que são colocados no formulário que você cria. Há duas opções: Email e Banco de Dados. O melhor de tudo é que estas não são auto exclusivas, podendo trabalhar em conjunto.

O comportamento do Email é óbvio. No caso do banco de dados, as informações pode ser vistas no próprio módulo, mas nada muito refinado, mas passível de leitura.

O CAPTCHA também está presente. Outros recursos são:

  • Localização
  • Customização da aparência/layout
  • Moderação
  • Redirecionamento após o preenchimento do formulário
  • Validação, com customização do layout destas e das mensagens apresentadas
  • Texto de Ajuda para cada item do formulário

Abaixo um exemplo bem simples de formulário montado no módulo:

Exemplo de formulário no helferlein_Form
Exemplo de formulário no helferlein_Form

Versões

O helferlein_Form suporta as versões 4.x e 5.x do DotNetNuke. Aqui, a instalação falhou na versão 5.0, mas foi bem na 5.5. Também estão disponíveis o código fonte dos mesmos.

Download

O download do helferlein_Form pode ser feito no seguinte endereço:

http://www.helferlein.com/DotNetNuke/helferlein_BabelFishModule/tabid/804/language/en-US/Default.aspx

Comentários

comentários