Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Dicas dos mais variados tipos, necessidades, angústias, enfim
pvcfsjc
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Mar 21, 2016 11:17 pm

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por pvcfsjc »

Pessoal, Boa noite
A respeito desse tópico tenho uma dúvida.

Caso eu converta meu arquivo excel para .exe eu elimino problemas de versões ?
Exemplificando:
Se eu abrir um arquivo com macro feito no Excel 2010 no Excel 2007 não ocorrerá erros?

Desde já agradeço.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Pvcfsjc, bom dia.

Em relação ao uso da conversão do arquivo Xlsx para o Exe, não sei te dizer. Mas, abrir arquivos de versões diferentes, vai depender da situação, por exemplo:

- Crio um arquivo com Macros no 2016 e abro no 2007, não tem problemas, já que as duas versões possuem a mesma estrutura (número de linhas e colunas nas planilhas, recurso de Ribbon e suporte ao VBA). Mas abrir esse mesmo arquivo no Excel 2003 já teríamos problema, pois o Excel 2003 não trabalho com Ribbon e tem um número de linhas/colunas bem inferior as versões 2007 em diante;

- Agora, se crio um arquivo no 2016 utilizando o PowerView (recurso de BI do Office), já enfrentaremos um novo problema. O PowerView não é um recurso nativo do Office, mas sim um componente desenvolvido a parte, provavelmente no Visual Studio. Atualmente, apenas a versões do Excel 2013 e 2016 possuem suporte para se instalar o PowerView, e o mesmo precisa estar instalado para se conseguir abrir um arquivo com esse recurso.

Acredito que a conversão dos arquivos Xlsx para Exe não vão sanar essas diferenças entre Arquivo x Plataforma.

Espero ter conseguido sanar sua dúvida.

Abraços e excelente final de semana.


pvcfsjc
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Mar 21, 2016 11:17 pm

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por pvcfsjc »

Obrigado, pela a resposta Mikel.
Eu fiz essa pergunta, pois tentei abrir um arquivo com macro que fiz no excel 2010 em uma máquina que tem excel 2007 e ocorreu um erro, informando que o form não estava disponível.
Normalmente aparece no final "nesta máquina", porém neste caso não apareceu.

Eu estava tentando achar uma solução para isso, e estou acreditando que a máquina onde tentei abrir o arquivo não contem a biblioteca do vba, (não sei ao bem se é assim que fala). Será que é possível o excel não apresentar no IDE do vba a biblioteca para executar/editar macros?


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

PVCFSJC, bom dia.

Bem, o que pode ter ocorrido é o uso de alguma biblioteca, que não seja nativa do sistema, mas existente na máquina onde estava instalado o Offiice 2010.

Caso isso tenha ocorrido, seria necessário identificar qual seria essa biblioteca. De cara, já lhe pergunto se por acaso você esta utilizando o controle ListView em seus formulários?

Caso a resposta seja positiva, já temos um ponto de partida para análise.

Caso não, vá ao Visual Basic Editor e vá no menu Ferramentas/Referência. Na lista de referências, veja se existe algum item selecionado iniciado com a expressão AUSENTE.

Uma outra dica que lhe dou é dar uma olhada nestes links:
- Biblioteca MsComCtl – Incompatibilidade com alguns SP´s
- Office 32bits no Windows 64bits

Caso tenha alguma dúvida, a disposição.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


pvcfsjc
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Mar 21, 2016 11:17 pm

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por pvcfsjc »

Mikel, Boa Noite

Obrigado pelo o retorno.

Eu não estou utilizando o controle ListView não, estou usando uma ListBox.
Mas eu fiz referência no meu arquivo (excel 2010) para objeto Outlook, deve ter sido isso que pode ter ocasionado o erro.

Fiquei com uma dúvida referente a biblioteca.
Se eu tenho um arquivo com uma certa biblioteca referenciada, quando eu migrar esse arquivo para outro PC teoricamente a biblioteca já não deveria está referenciada?
Ou pode acontecer do PC não ter aquela biblioteca instalada e dar o erro ?

Esse arquivo MSComCtl é uma biblioteca de controles?
Para adicioná-lo basta somente descompactar ? ou tenho que colocá-lo na pasta onde fica o office?

Obrigado!


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

PVCFSJC, bom dia.
Se eu tenho um arquivo com uma certa biblioteca referenciada, quando eu migrar esse arquivo para outro PC teoricamente a biblioteca já não deveria está referenciada?
Ou pode acontecer do PC não ter aquela biblioteca instalada e dar o erro ?
Na verdade, a biblioteca não perde a referência, mas a questão é se existe ou não a biblioteca no PC que esta utilizando. Se existir, vai funcionar normalmente, mas caso contrário, vai gerar erros por não esta localizando a biblioteca referenciada e utilizada pela aplicação. Lembrando, essa biblioteca não esta embutida no arquivo Xlsx, mas o arquivo esta utilizando um recurso existente no sistema operacional, sendo esse nativo ou não.
Esse arquivo MSComCtl é uma biblioteca de controles?
Para adicioná-lo basta somente descompactar ? ou tenho que colocá-lo na pasta onde fica o office?
O MsComCtl é uma biblioteca de controles. É dentro desta biblioteca que encontramos os controles ListView, StatusBar, ProgressBar, ImageBox, entre outros recursos. Se não tivermos essa biblioteca instalada, ou se for uma versão ultrapassada, esses recursos não funcionaram e, sempre que tentar abrir a planilha, irá gerar um erro de referência.

Geralmente, essa biblioteca deve ser registrada no sistema do operacional. Bibliotecas podem ter duas extensões: .Ocx ou .Dll.

No caso de Biblioteca de Controles (OCX - Object Control ActiveX), o ideal é copiá-la para o diretório System32 do Windows 32 bits, ou SysWoW64 do Windows 64 bits, e registrar a mesma via CMD utilizando o programa RegSvr32.

Aqui no fórum existem vários tópicos que ensinam sobre registro de bibliotecas. Não estou com condição de apontar algum nesse momento, mas se fizer uma busca, irá encontrar muito material sobre o assunto. Além do mais, se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato novamente.

Forte abraço e excelente semana.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Sim, é possível transformar seus arquivos em .EXE

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Pvcfsjc, bom dia.

Já a alguns dias, recebi sua MP abaixo:
pvcfsjc escreveu:Mikel, Boa Noite

Será que você poderia me ajudar?

Como que eu faço para encontrar a ultima versão e o nome das bibliotecas que referenciamos no excel vba ?
Por exemplo qual seria o nome do arquivo .ocx ou .dll para a biblioteca que contem o listview e qual seria o nome do arquivo para a biblioteca do outlook ?

Poderia me ajudar?
Desde o dia 24 de Junho, estou tentando lhe enviar uma resposta via MP, mas por algum motivo que desconheço, a mesma esta até hoje presa na Caixa de Saída. Segue a minha resposta abaixo:
Pvcfsjc, blz.

Cara, isso depende do tipo de biblioteca você esta utilizando.

No link abaixo, tem uma lista completa de todas as bibliotecas que eram utilizadas no VB6, sendo que a base do VBA é a mesma do VB6.
Visual Studio 6.0 ActiveX Controls File Names

Em relação as versões, não sei lhe dizer quais são as últimas ou não. Nessa caso teria que fazer uma busca, na unha mesmo, para tentar achar as últimas versões.

Espero ter ajudado com algo.

Abraços e excelente final de semana.
Caso tenha alguma dúvida, é só entrar em contato.

Abraços.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder