Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Perguntas e Repostas sobre os artigos, posts e arquivos que são postados no site
Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Rômulo, boa noite.

Vou ser sincero com você, antes de sair de férias eu não tive nenhum tempo de olhar o seu código e, provavelmente, somente em Janeiro que terei chance de dar uma olhada no mesmo.

O dia em que você o postou, estava correndo para deixar as tarefas do serviço em ordem e, por este motivo, nem tive tempo de abrir a página do fórum. Agora, estando de férias, vai ser só descanso e família mesmo.

Caso algum outro membro do fórum se disponibilize a ajudá-lo ou se você puder esperar, dou uma olhada quando voltar a ativa.

Se cuida e qualquer coisa, boas festas!!!!!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


romulocesar
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Ago 19, 2015 11:25 pm

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por romulocesar »

Mikel Silveira Fraga escreveu:Rômulo, boa noite.

Vou ser sincero com você, antes de sair de férias eu não tive nenhum tempo de olhar o seu código e, provavelmente, somente em Janeiro que terei chance de dar uma olhada no mesmo.

O dia em que você o postou, estava correndo para deixar as tarefas do serviço em ordem e, por este motivo, nem tive tempo de abrir a página do fórum. Agora, estando de férias, vai ser só descanso e família mesmo.

Caso algum outro membro do fórum se disponibilize a ajudá-lo ou se você puder esperar, dou uma olhada quando voltar a ativa.

Se cuida e qualquer coisa, boas festas!!!!!
Grande MIkel!!
Não tem problema meu amigo!! Espero vc voltar a ativa!!! Em janeiro te perturbo de novo :)

Muuuuuuito obrigado pela atenção!

Boas ferias e curta bem mto o que temos de mais sagrado:a familia!!!


Feliz Natal e um grande ano novo pra vc e sua familia!!
Abraco!


EdySinSP
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Dez 30, 2015 2:33 pm

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por EdySinSP »

Mikel, bom dia!

Pesquisei no tópico sobre trabalhas com janelas de pop-up do IE e cheguei nesse neu vomentário, porém, o link não está mais dispoínvel, você tem algo sobre esse material?

Vou testar agora o metodo do SendKeys que você colocou, mas estou fazendo em VB.Net, veremos se funcionará.

Ótimo post, esse tipo de integração sempre gera dúvida e ter toda essa discussão aqui ajuda muito a todos.
Desde já Obrigado!
Mikel Silveira Fraga escreveu:Mauro, boa tarde.

Desculpe não responder antes, mas tava meio atarefado. Agora entendi melhor o seu problema. Tentei encontrar uma solução 100% confiável, mas não encontrei nada que fosse simples. Mas consegui criar uma rotina que talvez resolva esse problema.

No site do João Neto, tem um outro artigo que fala sobre Janelas Pop-Up que são ativadas em aglumas páginas.
http://officevbavsto.blogspot.com.br/20 ... as-de.html

Com base nesse artigo, pode-se fazer uma adaptação para simular o comando Alt + S, quando a Janela Pop-Up Download de Arquivos for ativada.

Primeiro é preciso realizar a declaração das API´s abaixo, de preferência em um módulo separado:

Código: Selecionar todos

Public Declare Function SendMessage Lib "User32" Alias "SendMessageA" (ByVal hwnd As Long, _
ByVal wMsg As Long, ByVal wParam As Long, lParam As Any) As Long

Public Declare Function FindWindow Lib "User32" Alias "FindWindowA" ( _
ByVal lpClassName As String, ByVal lpWindowName As String) As Long
Obs.: Esse comando mencionando acima deve ser utilizado em um Win32/Office32. Caso um dos softwares seja de outra versão, pode consultar o site Ambiente Office, no link http://www.ambienteoffice.com.br/office ... pi_no_vba/.

Em seguida, acrescente o código abaixo, após a click do botão "Gerar Relatório CSV":

Código: Selecionar todos

winHwnd = FindWindow(vbNullString, "Download de Arquivos")
If winHwnd <> 0 Then
     Application.SendKeys "%S", True
End If
Com essa rotina, quando a janela de Download for aberta, será simulado o comando Alt+S na mesma.

Espero que tenha ajudado. Abraços!


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

EdySinSP, seja bem vindo ao fórum.

Então, este blog saiu do ar já faz algum tempo, o que foi uma pena. O conteúdo do mesmo era muito interessante. Mas eu consegui pegar uma parte do material do mesmo e compartilhei neste mesmo tópico, a algumas postagens atrás. Veja o link abaixo:
viewtopic.php?f=2&t=274&start=170#p16428

Não sei te dizer se nesse anexo vai encontrar o assunto desejado, mas foi o único material que localizei.

Espero que lhe ajude.

Abraços e Feliz 2016.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

romulocesar escreveu:
Grande MIkel!!
Não tem problema meu amigo!! Espero vc voltar a ativa!!! Em janeiro te perturbo de novo :)

Muuuuuuito obrigado pela atenção!

Boas ferias e curta bem mto o que temos de mais sagrado:a familia!!!


Feliz Natal e um grande ano novo pra vc e sua familia!!
Abraco!
Como vai Rômulo, blz?

Vamos tentar retomar aquela rotina? Bem, hoje dei uma olhada nesse código da Estrutura Html que você me enviou, mas ainda não estou conseguindo visualizar o caminho certo, para enviar a informação do usuário para o elemento Input Username.

Uma pergunta: esse site é para emissão de NFSe, correto? Tem como me passar o endereço do mesmo, pra tentar dar uma olhada, sem efetuar nenhuma conexão?

Talvez esteja falando abobrinha, mas como tem um tempo que não conversamos sobre esse seu problema, não me lembro exatamente onde paramos.

De preferência, abra um novo tópico, agora no sub-fórum Excel - Integração com a Web. Vamos tratar os assuntos de interação com a Web por lá, ok!?

Fico no aguardo de um retorno teu. Se cuida e forte abraço.


romulocesar
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Ago 19, 2015 11:25 pm

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por romulocesar »

Mikel Silveira Fraga escreveu:
romulocesar escreveu:
Grande MIkel!!
Não tem problema meu amigo!! Espero vc voltar a ativa!!! Em janeiro te perturbo de novo :)

Muuuuuuito obrigado pela atenção!

Boas ferias e curta bem mto o que temos de mais sagrado:a familia!!!


Feliz Natal e um grande ano novo pra vc e sua familia!!
Abraco!
Como vai Rômulo, blz?

Vamos tentar retomar aquela rotina? Bem, hoje dei uma olhada nesse código da Estrutura Html que você me enviou, mas ainda não estou conseguindo visualizar o caminho certo, para enviar a informação do usuário para o elemento Input Username.

Uma pergunta: esse site é para emissão de NFSe, correto? Tem como me passar o endereço do mesmo, pra tentar dar uma olhada, sem efetuar nenhuma conexão?

Talvez esteja falando abobrinha, mas como tem um tempo que não conversamos sobre esse seu problema, não me lembro exatamente onde paramos.

De preferência, abra um novo tópico, agora no sub-fórum Excel - Integração com a Web. Vamos tratar os assuntos de interação com a Web por lá, ok!?

Fico no aguardo de um retorno teu. Se cuida e forte abraço.

Blz Mikel!!
Abrir um novo topico como vc pediu!!
Me ajuda la!!

Abraco!!


kelvimbarbosagomes
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jun 25, 2016 2:13 pm

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por kelvimbarbosagomes »

Boa tarde

Eu tenho uma dúvida. Eu gostaria de saber como posso alterar o nome do arquivo e como posso alterar o local onde será salvo.

O código que tenho por motivos diversos ele não abre em uma janela, ele abre como pop up no rodapé da pagina.
Segue em anexo um exemplo de com abre a tela de salvar.

Eu não consigo escolher a opção salvar como e nem alterar o nome nem o local.

Estou utilizando IE 11.


Atenciosamente

Kelvim Barbosa Gomes
Anexos
TELA - SALVAR.png
TELA - SALVAR.png (5.78 KiB) Exibido 19664 vezes


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Kelvin, bom dia e seja bem vindo ao fórum.

Bem, como você não deu muito detalhes sobre como esta realizando a tarefa, vou deixar aqui o link de um artigo do Blog do Tomás, onde fala sobre como realizar download de arquivos.
- VBA – FAZENDO O DOWNLOAD DE UM ARQUIVO

Estude esse código/arquivo e adapte a sua necessidade.

Quaisquer novas dúvidas, pode entrar também na sessão deste fórum sobre Excel - Integração com a Web.

Forte abraço e excelente semana.


Marcus_Pires
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Jul 28, 2016 12:28 pm

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por Marcus_Pires »

Boa Tarde a Todos.

Estou com um problema em um Código que fiz, ele servirá como uma automatização de um Relatório Hora em Hora.
A parte de interação entre VBA e IE eu consegui fazer, logando na página acessando ela e preenchendo os campos.
No momento de Interagir com o submit da página ele não faz o Download do arquivo, ele simplesmente abre uma nova página (processo que também acontece quando eu faço manualmente) mas não salva e nem aparece opção salvar como.

Tentei de várias formas como submit no meu código ou click ambos apresentaram o mesmo resultado.
Abaixo vou descrever alguns detalhes para uma melhor análise:

O endereço da página é: "http://.../extracao/pedidos.jsp"
A página usa de 2 campos "BeginData" e "EndData" para o preenchimento das variáveis e um Botao "INPUT" do Type "submit" que não apresenta ID.
Ao clicar Manualmente no botão a página roda uma função que abre outra página e fornece a opção de download de uma arquivo .csv
O endereço da outra página aberta ao clicar fica: "http://.../extracao/pedidos.jsp?action=csv"

este é o trecho do meu código VBA:

IE.Navigate MySite
Do Until IE.ReadyState = READYSTATE_COMPLETE 'Loop ate conectar na página
Loop
hoje = Format(Now, "dd/mm/yyyy")
ontem = Format(Now - 1, "dd/mm/yyyy")

IE.Document.all("BeginDate").innerText = ontem 'Colocar Usuário
IE.Document.all("EndDate").innerText = hoje 'Colocar Senha
IE.Document.forms(0).submit



este é o trecho do código fonte da página:

<form action="pedidos.jsp?action=csv" method="post" target="_blank">

<div class="control-group input-prepend">
<span class="add-on">Inicio</span>
<input id="BeginDate" type="text" class="filterDate hasDatepicker" name="BeginDate" value="26/07/2016">
</div>

<div class="control-group input-prepend">
<span class="add-on">Fim</span>
<input id="EndDate" type="text" class="filterDate hasDatepicker" name="EndDate" value="27/07/2016">
</div>

<div class="control-group search">
<input type="submit" class="btn btn-success" value="Extrair">
</div>

</form>


Gostaria de uma forma de automatizar este download se possivel já direcionar para um endereço fixo de destino.
Obrigado desde já.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Interação VBA com Internet Explorer (dúvidas)

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Marcus, bom dia e seja muito bem vindo ao fórum.

Neste momento, esta sendo discutido em outro tópico a mesma necessidade que você possui de realizar o download em sua automação.

Veja se algo discutido lá pode lhe ajudar. Segue link:
- Manipular a janela de download

Dúvidas específicas, abra um novo tópico na sessão Excel - Integração com a Web.

Abraços e excelente final de semana.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder