Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Mensagem por BaptistaCG »

Caro Diego,

Então eu te passei diversos comandos de impressão para vc escolher qual deles é mais viável em seu projeto, e quanto aos comandos, eles são macros, ou vc coloca eles em botões activex ou botões de formularios vc que escolhe, mas não sei o qual seu projeto vai utilizar, eu abri sua planilha e vi que existe as planilhas dentro do excel e tbm vi uns userforms que vc criou creio eu para fazer a mesma coisa, logo vc deve escolher como deseja seu projeto somente em userforms ou somente nas planilhas ou ambos, mas os comandos das macros serão os mesmos, e quanto aos erros de biblioteca terei dificuldade para lhe ajudar pois foge de meu conhecimento, sei que este tipo de erro dar-se-a quando algum objeto utilizado nos userforms não foi localizado ao abrir o documento, para solucionar você deve saber em quais bibliotecas os objetos que você utilizou estão, e habilita-las, o desenvolvimento de projetos em userforms sempre são mais complexos e contém dificuldade de compatibilidade de computador para computador, apesar de serem esteticamente melhores mais "bonitos" pois simulam um sistema e não uma planilha.

Enfim, sugiro que caso tenha um bom conhecimento dos comandos de todo o projeto que vc apresentou simplesmente coloque os comandos que te passei nos botões imprimir e gerar pdf se não, refaça o seu projeto somente em planilhas com macros programadas pois assim você consegue facilmente utilizar sua planilha em diversos computadores sem problemas de compatibilidade, esta em suas mãos se desejar remodelar em apenas planilhas sem os userforms eu posso te ajudar a desenvolver, isso em tese resolveria seus problemas definitivamente basta uns pequenos ajustes. :D

Abraço Att.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Diego_ufo
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Set 28, 2012 6:21 pm

Re: Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Mensagem por Diego_ufo »

Caro amigo... muitíssimo obrigado
bom eu não entendo praticamente nada de vba
realmente esteticamente fica melhor
porém quero algo funcional
o que você viu da planilha e o form é o seguinte
na planilha eu sei montar através de procv e função SE..e o form eu estava testando, vendo como ficaria montar aquele modelo de declaração em um form

mas se você me puder ajuda em montar com a macros com o mesmo esquema de gerar um pdf...estou pensando em criar outros modelos de declaração..de transferências de conclusão e por ae vai...mas tem esse como base mesmo
o meu projeto simplificando é...um sistema que registre todos os dados do aluno
que eu posso gerar relatórios, imprimir uma ficha com os dados, gerar declarações...enfim facilitar meu trabalho
pois sou novo nesse trabalho e vi que os funcionários antigos são aversos a tecnologia e portanto perdendo muito tempo gerando tudo manualmente

se puder me ajudar então serei muito grato

obrigado


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Mensagem por BaptistaCG »

Boa tarde,

Bom, então vamos colocar a mão na massa! rsrs...
Eu vou tentar desenvolver algo de acordo com a sua necessidade e tentar agilizar o máximo o seu trabalho, porém vou te pedir um pouco de tempo, pois no fim de semana estudo Animação 3d e dedico meu tempo somente a isso, então se eu não fizer até amanhã, na segunda eu faço, pode ficar tranquilo que lhe trarei um feedback, eu também não sou expert em vba, mas já tem um tempo que me aventuro por hobby, pois sempre fui "apaixonado" por excel, vou me esforçar para tentar te ajudar.

Att.


Diego_ufo
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Set 28, 2012 6:21 pm

Re: Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Mensagem por Diego_ufo »

BaptistaCG escreveu:Boa tarde,

Bom, então vamos colocar a mão na massa! rsrs...
Eu vou tentar desenvolver algo de acordo com a sua necessidade e tentar agilizar o máximo o seu trabalho, porém vou te pedir um pouco de tempo, pois no fim de semana estudo Animação 3d e dedico meu tempo somente a isso, então se eu não fizer até amanhã, na segunda eu faço, pode ficar tranquilo que lhe trarei um feedback, eu também não sou expert em vba, mas já tem um tempo que me aventuro por hobby, pois sempre fui "apaixonado" por excel, vou me esforçar para tentar te ajudar.

Att.
Poxa cara, muito obrigado mesmo..em relação ao tempo...sem problema meu amigo...tantos anos sem algo dessa tipo aqui na escola, um tempinho a mais não fará diferença
eu tambem gosto muito do excel...acho muito pratico..mas comecei a me aventurar no vba ha pouco tempo... op ovo aqui é averso ao excel, por causa de formulas e tals...
se você tiver alguma apostila sobre vba, e puder me passar..eu lhe agradeço

Obrigado


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Mensagem por BaptistaCG »

Diego_ufo escreveu:
BaptistaCG escreveu:Boa tarde,

Bom, então vamos colocar a mão na massa! rsrs...
Eu vou tentar desenvolver algo de acordo com a sua necessidade e tentar agilizar o máximo o seu trabalho, porém vou te pedir um pouco de tempo, pois no fim de semana estudo Animação 3d e dedico meu tempo somente a isso, então se eu não fizer até amanhã, na segunda eu faço, pode ficar tranquilo que lhe trarei um feedback, eu também não sou expert em vba, mas já tem um tempo que me aventuro por hobby, pois sempre fui "apaixonado" por excel, vou me esforçar para tentar te ajudar.

Att.
Poxa cara, muito obrigado mesmo..em relação ao tempo...sem problema meu amigo...tantos anos sem algo dessa tipo aqui na escola, um tempinho a mais não fará diferença
eu tambem gosto muito do excel...acho muito pratico..mas comecei a me aventurar no vba ha pouco tempo... op ovo aqui é averso ao excel, por causa de formulas e tals...
se você tiver alguma apostila sobre vba, e puder me passar..eu lhe agradeço

Obrigado

Eu que agradeço fera...

Tenho uma apostila muito boa aqui, que eu nunca terminei de ler de tão gigante rsrsrs mas sempre que tenho alguma dúvida eu a consulto e encontro boas respostas.
me mande seu email por mensagem particular que eu envio para vc...

Abraço.


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Mensagem por BaptistaCG »

Caro Diego, desculpe a demora...

Então peguei para mexer em seu projeto, estou refazendo em um novo documento, pois não compreendi alguns códigos existentes no mesmo, então por isso que estou levando um pouco mais de tempo, sendo assim, já fiz grande parte só falta um sistema de pesquisa e aplicar os relatórios, assim que terminar eu te informo...

Abraço.
Att.


Diego_ufo
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Set 28, 2012 6:21 pm

Re: Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Mensagem por Diego_ufo »

Opa
sem problema amigo
então cara eu peguei um pronto e fui xeretando e modificando na medida do possível. eu mesmo não entendi os códigos hahah
fui pegando um código aqui outro ali, misturando tudo, a principio tinha dado tudo certo, mas eu comecei a querer melhorar.. colocando aba, botão pra imprimir
ai enrolou tudo de vez heheh
mas muito obrigado cara

Abraço


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Mensagem por BaptistaCG »

Olá diego,

Ufa... Finalmente consegui produzir....

Enfim refiz seu projeto de uma forma que eu compreendesse todos os codigos rsrs, a parte da pesquisa eu me baseei no modelo aqui do forum feito eu acho pelo tomaz e o coutinho, aproveitando aqui para também agradecer aos mesmos pela disposição do modelo excelente e inteligente.

Então criei somente por userforms assim ficou mais bacana, mas caso queira visualizar a planilha do excel é só fechar o sistema pelo x que o excel vai aparecer, caso contrário é só encerrar pelo botão que criei para esta rotina, sugiro que depois que vc terminar de ajustar de acordo com o seu caso, vc proteja o projeto com um sistema de login para que quando acesse como usuário o excel nunca apareça, desta forma garanto que vc vai evitar muitos problemas rsrs pois como vc disse anteriormente os funcionarios ai nao são adeptos as tecnologias.

Outra coisa é a "Declaração" fiz de uma forma bem simples mas suficiente para vc sacar qual é a ideia que sugeri desta forma pode criar diversas declarações e relatorios independentes, usando de caixa de opção para selecionar qual quer gerar e por ai vai dependente da sua criatividade, e também o form de cadastro de alunos vc pode colocar dropbox para os itens que explicitamente devem ser preenchidos e de poucas opções como por exemplo sexo, periodo, e etc...

Está tudo com forms simples sem muita personalização mas deixo por sua conta a estetica do seu sistema e relatório.
Bom espero que vc goste do resultado final, e que seja muito util, desejo que possamos sempre aprender e compartilhar mais com nossos amigos de forum, a cada duvida, critica e sugestão. E se for de sua vontade coloque seu sistema nos tópicos "Modelos Prontos" ah só não esquece de mim na hora que postar rsrsr diga pelo menos que digitei o banco de dados rsrsrs...(brincadeira). :D

Segue anexo o projeto.

Att.
Anexos
Solução para registro secretaria escolar - com filtro tomaz.rar
(98.18 KiB) Baixado 278 vezes


Diego_ufo
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 16
Registrado em: Sex Set 28, 2012 6:21 pm

Re: Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Mensagem por Diego_ufo »

BaptistaCG escreveu:Olá diego,

Ufa... Finalmente consegui produzir....

Enfim refiz seu projeto de uma forma que eu compreendesse todos os codigos rsrs, a parte da pesquisa eu me baseei no modelo aqui do forum feito eu acho pelo tomaz e o coutinho, aproveitando aqui para também agradecer aos mesmos pela disposição do modelo excelente e inteligente.

Então criei somente por userforms assim ficou mais bacana, mas caso queira visualizar a planilha do excel é só fechar o sistema pelo x que o excel vai aparecer, caso contrário é só encerrar pelo botão que criei para esta rotina, sugiro que depois que vc terminar de ajustar de acordo com o seu caso, vc proteja o projeto com um sistema de login para que quando acesse como usuário o excel nunca apareça, desta forma garanto que vc vai evitar muitos problemas rsrs pois como vc disse anteriormente os funcionarios ai nao são adeptos as tecnologias.

Outra coisa é a "Declaração" fiz de uma forma bem simples mas suficiente para vc sacar qual é a ideia que sugeri desta forma pode criar diversas declarações e relatorios independentes, usando de caixa de opção para selecionar qual quer gerar e por ai vai dependente da sua criatividade, e também o form de cadastro de alunos vc pode colocar dropbox para os itens que explicitamente devem ser preenchidos e de poucas opções como por exemplo sexo, periodo, e etc...

Está tudo com forms simples sem muita personalização mas deixo por sua conta a estetica do seu sistema e relatório.
Bom espero que vc goste do resultado final, e que seja muito util, desejo que possamos sempre aprender e compartilhar mais com nossos amigos de forum, a cada duvida, critica e sugestão. E se for de sua vontade coloque seu sistema nos tópicos "Modelos Prontos" ah só não esquece de mim na hora que postar rsrsr diga pelo menos que digitei o banco de dados rsrsrs...(brincadeira). :D

Segue anexo o projeto.

Att.
Poxa vida cara, muito obrigado, pela atenção e pela paciência
é claro que irei postar e te dar os créditos
mas umas dúvidas..quando abri aqui diz que nao posso localizar a biblioteca...não ta carregando o form automatico
pelo oque entendi...deve ta faltando alguma referencia pra ativar no pc que eu uso aqui, pois no pc do meu amigo aqui abriu, porem não gerou a declaração
e como criar um sistema de login?

brigadão mesmo cara


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Erro ao digitar na célula do excel e impressão

Mensagem por BaptistaCG »


Poxa vida cara, muito obrigado, pela atenção e pela paciência
é claro que irei postar e te dar os créditos
mas umas dúvidas..quando abri aqui diz que nao posso localizar a biblioteca...não ta carregando o form automatico
pelo oque entendi...deve ta faltando alguma referencia pra ativar no pc que eu uso aqui, pois no pc do meu amigo aqui abriu, porem não gerou a declaração
e como criar um sistema de login?

brigadão mesmo cara
Eu que agradeço meu amigo, é uma satisfação poder te ajudar.

O lance da biblioteca realmente é pq falta algo ai que foi utilizado nos forms, quando aparecer esse erro vc deve acessar o vba e clicar em ferramentas, e Referencias vai estar selecionado todas as referencias que estiverem sendo utilizadas, e as que estiverem faltando estarao com a palavra "missing" ou "ausente" na frente da referencia, desta forma vc deve clicar sobre a referencia ausente e ver logo em baixo o diretorio e o arquivo .ocx ou outro que ele estiver procurando e dai vc me informa qual q é e eu posto aqui pra vc, deve ser algo que vc vai precisar para rodar diversos tipos de projetos, pois somente usei coisas simples em seu projeto.

O erro da Delaração dar-se-a pelo fato de provavelmente o diretorio que esta programado, não esta sendo localizado entre no vba e no botão gerar declaração, e então, mude onde está o comando ChDir e coloque entre aspas o diretorio que vc desejar, talvez resolva se não der certo me avise, vc usa office2007 ou 2010 né?

O sistema de login tem varios aqui no forum, desde um bem simples, a um mais avançado com niveis de senha, de qualquer forma irei postar aqui um que eu tenho simples ok?
Ah o negócio dos créditos é brincadeira :lol: fik susse... A ideia e o projeto são exclusivamente seus, apenas tirei suas duvidas.

Grande abraço fera, até mais.
Att...


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder