Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Nota Fiscal Eletrônica VBA???

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Nota Fiscal Eletrônica VBA???

Mensagem por BaptistaCG »

Boa tarde a todos adoradores e viciados em vba.

Bom o titulo já diz tudo, é possível emitir Nota Fiscal Eletrônica via VBA? Só falta isso para mim suprir a falta de um sistema de automação comercial.

Grato antecipadamente.

Att...


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Nota Fiscal Eletrônica VBA???

Mensagem por webmaster »

Vinícius,

Emitir a NF em que sentido? Integrado ao sistema da receita? Só impressão?

Att,


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Nota Fiscal Eletrônica VBA???

Mensagem por BaptistaCG »

webmaster escreveu:Vinícius,

Emitir a NF em que sentido? Integrado ao sistema da receita? Só impressão?

Att,
Integrado ao sefaz, gerar o arquivo xml, testar, validar, assinar e imprimir a danfe.

Muito obrigado.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Nota Fiscal Eletrônica VBA???

Mensagem por webmaster »

Vinícius,

Não vejo como não ser possível, até porque já trabalhei em algumas integrações como essa. Só não sei se vale a pena, dado que a maior parte das linguagens de programação comerciais tem bibliotecas disponibilizadas para isso, enquando o VBA, não.

Chegou a pesquisar sobre?

Abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Nota Fiscal Eletrônica VBA???

Mensagem por BaptistaCG »

webmaster escreveu:Vinícius,

Não vejo como não ser possível, até porque já trabalhei em algumas integrações como essa. Só não sei se vale a pena, dado que a maior parte das linguagens de programação comerciais tem bibliotecas disponibilizadas para isso, enquando o VBA, não.

Chegou a pesquisar sobre?

Abraços
Sim, pesquisei relativamente bastante o assunto, tanto que até tem uma empresa que faz esse procedimento utilizando o access, porém não encontrei nenhuma linguagem comercial gratuita ou algum tutorial para fazer, eu gostaria de utilizar um banco de dados para preencher e dar entrada na geração da nf-e porém vi que este procedimento não é tao simples quanto parece necessita de alguma dll para gerar o arquivo xml e depois validar, assinar com o certificado digital e enviar para o sefaz e depois imprimir a danfe.

Bom pelo menos foi isso que eu encontrei em minhas pesquisas, não sei se existe outros caminhos ou algum software para esse auxilio, mas estou amplamente aceitando sugestões e dicas pois apenas comecei a estudar o procedimento ainda e não sou um profissional da área de sistemas e/ou programação, então meu conhecimento dos mesmos não é avançado.

Enfim mais uma vez obrigado, estou a pouco tempo neste forúm aproximadamente 2 meses e utilizo-o diariamente para bater papo e ajudar os colegas em diversos problemas, excelente espaço e colaboradores, parabéns.

Fico no aguardo
Att...


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Nota Fiscal Eletrônica VBA???

Mensagem por webmaster »

Vinícius,

Só estudando a fundo a documentação ou falando com alguém que já o tenha vivenciado. Vivi uma vida com PDV/ECF e foi uma aventura. Havia muita informação, mas dispersa e o trabalho era juntar tudo num componente bacana. O resultado foi que, ninguém deu o componente de lambuja. É algo muito procurado e o pessoal normalmente faz um charme para vender esse conhecimento.

É esse o sentimento que tive. Estou lhe passando para ter uma ideia do que esperar enquanto estiver procurando por essa informação.

No mais, minha falta de experiência no assutno me impede de ajudá-lo além deste ponto.

Abraços


felipemdm
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Jul 18, 2013 10:48 am

Re: Nota Fiscal Eletrônica VBA???

Mensagem por felipemdm »

Olá, sou novato no Fórum e meu intento nele é justamente procurar por pessoas que querem redigir a NFE no VB.

Agora, não é o momento para mim, mas estou me preparando para aprofundar o tema. Percebo que empresas e mais empresas estão pipocando no Brasil por conta do padrão da nota fiscal eletrônica. Quem entende o ABC de programação e é entusiasta do software livre fica abestalhado, pois nada mais nada menos é um mero arquivo XML formatado. Há um programa gratuito em Java disponibilizado pelo governo que faz o básico, mas não satisfaz quem precisa redigir muitos xml ou nfe com muitos produtos. O VBA ajudaria e muito, principalmente conjugado com Excel, em solucionar alguns problemas corriqueiros de tantos que precisam dar agilidade em algumas rotinas básicas seja para importar quanto exportar xml.

De início me estimulei mais com essa idéia por conta da dll disponibilizada pela Flexdocs. Conta com uma Biblioteca de utilidades da Nota Fiscal de Serviços eletrônica: NFS-e - NFSe_Util. Essa biblioteca serve como um cavalo manso para VBA. Vem com guia de uso e toda documentação específica.

A versão gratuita possui funções que se implementadas já ajudam bastante.
A quantidade de funções, algumas são da versão paga:
assinatura digital XML;
validação de Schema XML;
geração de chave de acesso da NF-e;
consumo de todos os Webs Services da NF-e de qualquer Unidade da Federação, SVAN, SVRS e SCAN;
facilidade para envio de uma única NF-e;
facilidades para geração do XML da NF-e;
conversão do TXT gerado no padrão do Aplicativo Emissor da NF-e de SP para XML;
consumo do Web Service do Sistema de Contingência Eletrônica - DPEC;
carta de correção eletrônica - CC-e.
geração do PDF do DANFE; (funcionalidade gratuita sem possibilidade customização)
manifestação do destinatário; (requer versão 2Gv1.x)
consulta de NF-e destinadas; (requer versão 2Gv1.x)
download de NF-e confirmadas ou com ciência de operação; (requer versão 2Gv1.x)
Estou particularmente interessado nas facilidades para geração do XML da NF-e, que quero de pronto escrever em VBA. Contamos com a ajuda desse fórum hein!!!!! E se agregássemos a essa umas outras facilidades em VBA, para problemas apontados aqui, ao ponto de redigir uma biblioteca. Fica o sonho! hahah


evert.ramos
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Set 03, 2010 9:45 am

Re: Nota Fiscal Eletrônica VBA???

Mensagem por evert.ramos »

Olá Pessoal!

Como ficou essa emissão de NFe?

Tivemos alguma novidade? Achei interessante a ideia.

Abs,


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Nota Fiscal Eletrônica VBA???

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Bom dia a todos.

Felipe, conforme mencionado por você, já existe a biblioteca da FlexDocs que auxilia, e muito, na solução proposta aqui. Inclusive tem um vídeo de demonstração de um sistema feito em Access que utiliza essa biblioteca, onde é gerado o Faturamento da NFe, Carta de Correção Eletrônica, Cancelamento da Nfe, Inutilização e tudo mais.

A demonstração é muito interessante e o sistema pode ser adquirido com o código aberto para estudos e adaptações.

Sobre esse trabalho, já tem um tempo que venho procurando uma solução para isso, inclusive já estive lendo algumas Notas Técnicas da Sefaz, inclusive sobre o uso dos Schemas para Validação das Estruturas Xml, comunicação do Office com os WebService´s, leitura do Leiaute dos Xml´s, entre outros.

Caso tenham interesse, podem ver o vídeo no site http://www.vbasystems.com.br/solucoes.aspx?id=23.

Caso tenham alguma dúvida ou quiserem tentar avançar com este assunto, estamos a disposição.

Abraços a todos.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder