Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Planilha excel com Multi - Acesso (Simultaneo)

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Planilha excel com Multi - Acesso (Simultaneo)

Mensagem por BaptistaCG »

Bom dia, um grande salve a todos.

Galera seguinte, estou em meio a um novo desafio, preciso desenvolver um sistema de cadastro baseado apenas em excel, estou tendo dificuldade em criar um sistema com multiacesso mesmo que seja apenas visualização, simplificando:

Preciso criar um meio de ter uma planilha de banco de dados que seja alimentada por outras planilhas de usuarios diferentes, e esses usuarios possam visualizar o que já foi cadastrado no banco de dados mesmo que necessite um botão de (Atualizar) para ver as ultimas alterações em seus sistemas individuais.

Parece simples porém não estou conseguindo um código que alimente outra planilha na rede.
Gostaria muito da ajuda de todos.
Assim que terminar o sistema colocarei aqui para compartilhamento e estudo de todos.
Aproveitando a deixa, eu esqueci como posso personalizar o auto focus nas textboxs exemplo: Assim que preencher textbox1, e pressionar a tecla enter ou tab, focar textbox5 e assim por diante.

Mais uma vez Obrigado a todos, que sempre me ajudam neste fórum Parabéns Tomas, Abraço.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Planilha excel com Multi - Acesso (Simultaneo)

Mensagem por webmaster »

Vinicius,

O que você precisa é acesso simultâneo ao banco de dados, não a aplicação. Nesse contexto, o Modelo de Cadastro Versão 3.x se aplica perfeitamente:

http://www.tomasvasquez.com.br/blog/mod ... soft-excel

No caso, basta manter o arquivo de dados num servidor central e copiar o arquivo com o aplicativo nas máquina que o utilizarão. Como os dados estão no servidor central, não deve haver muitos problemas na utilização.

O melhor dos mundos é que seja usado um banco de dados "real", no caso, um Access ou mesmo SQL Server, mas já é um começo.

Qualquer dúvida, estamos aí!
Abraços


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Planilha excel com Multi - Acesso (Simultaneo)

Mensagem por BaptistaCG »

Olá Tomas, eu testei o modelo de cadastro que me mostrou, é exatamente o que eu preciso pois criei uma aplicação para controle de produção de uma máquina aqui do meu serviço, eu queria apenas que outras pessoas pudessem abrir a aplicação e apenas visualizar um userform que terá um listbox com os dados do BD. Eu já fiz a aplicação porem preciso determinar um arquivo separado para o BD, quais são os códigos que devo estudar para conseguir inserir este procedimento?

Muito Obrigado por enquanto, estou estudando seu modelo, realmente incrível eu tinha visto apenas a primeira versão.
Logo mais postarei a minha aplicação nos modelos prontos.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder