ATENÇÃO NOVOS USUÁRIOS

Se registrou recentemente? Seu cadastro será avaliado e mendiante aprovação, a conta será ativada e você poderá usufruir do fórum. O tempo de avaliação gira em torno de 24 a 48 horas.

Esqueceu sua senha?

Você pode usar o mecanismo de lembrete neste link: Recuperar senha

Você receberá um link de reativação no email cadastrado.

Não recebeu o email? Lembre-se checar o Lixo Eletrônico.

Importar arquivo *.FRE (Comissão de Valores Mobiliários - CVM) para o Excel

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
sergio_lara
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Jun 11, 2019 6:19 pm

Importar arquivo *.FRE (Comissão de Valores Mobiliários - CVM) para o Excel

Mensagem por sergio_lara » Seg Nov 11, 2019 2:16 am

Olá a todos.
Pessoal preciso importar para o Excel os dados contidos em diversos arquivos de Formulário de Referência (*.FRE), que é um padrão da Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Esses arquivos podem ser baixados em https://www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmCons ... naCVM.aspx?, como não coube no anexo, compartilhei no meu google drive: https://drive.google.com/file/d/13tBeT9 ... sp=sharing
Acontece que ao tentar abrir o arquivo com o Excel ele dá erro e com o bloco de notas ele parece corrompido ou criptografado, algo assim ... (&"!?°|%\%#@/4%\$').
Utilizando o Empresas.NET, da própria CVM, é possível abrir esse arquivo e posteriormente gerar um arquivo para o Excel (https://youtu.be/sJqW0A28p5M), mas é um longo caminho para um único arquivo e no meu caso, preciso 13680 arquivos. Não vai dar pra usar esse processo ...
Outra possibilidade seria usar o pacote GetDFPData para o R, disponibilizado no GitHub pelo Marcelo Perlin. Mas aí eu esbarro em outro problema, que é não saber usar o R e o pacote, devido à linguagem da programação.
O GetDFPData tem uma versão online, mas essa versão não gera os arquivos para algumas empresas que deixaram de serem listadas na bolsa de valores.
Lá na documentação do GetDFPData encontrei uma linha que me parece ser algo relativo ao problema que me impede de importar os arquivos diretamente para o Excel (ainda que eu tenha que tratar muito esses dados depois). Dá uma olhada na linha:

Código: Selecionar todos

xml_data <- XML::xmlToList(XML::xmlParse(company.reg.file, encoding = 'UTF-8'))
Imagino que se usasse VBA ou o Power Query pra importar esses arquivos, aplicando alguma conversão eu conseguiria concluir a importação para depois tratar os dados no Excel. Mas ainda me falta descobrir como importar esse arquivo

Se alguém tiver alguma sugestão, agradeço muito.



Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder