Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Cálculos com Várias textbox usando uma função ou modulo

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
fallex
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Jul 28, 2020 12:23 pm

Cálculos com Várias textbox usando uma função ou modulo

Mensagem por fallex »

Olá Colegas, bom dia.
Sou novo aqui no fórum, assim como novato no vba. Estou montando um sisteminha, apenas a titulo de aprendizado, entretanto estou encontrando dificuldades acerca de uma operação, motivo pelo qual vim a este fórum.

Seguinte, em um userform eu tenho uma lista com 3 textbox....sendo eles textbox_item_1 até o textbox_item_10....depois eu tenho Textbox_quantidade_1 até textbox_quantidade_10, e um terceiro textbox que irá me retornar o resultado da multiplicação do textbox_item_X pelo textbox_quantidade_X.

pra eu não ter que ficar repetindo o calculo pra cada textbox, queria aprender a criar um módulo onde eu pudesse passar as textbox como sendo variáveis, e somente chamar essa macro para efetuar o código, desta forma eu escreveria a formula uma unica vez, mas o sistema seria capaz de entender qual a textbox eu estou chamando para o calculo.

Obrigado.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Wagner Morel
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Nov 29, 2017 11:51 am
Localização: Fortaleza - CE

Re: Cálculos com Várias textbox usando uma função ou modulo

Mensagem por Wagner Morel »

fallex,

Bom dia!

Primeiro você deve criar uma Function em um módulo comum para poder chamar a mesma em seu código que faz a multiplicação. Algo mais ou menos assim:

Código: Selecionar todos

Function Multiplica(ByVal ValorAMultiplicar As Control, ByVal QtdeVezes As Control) As Double
    Dim Valor As Double
    Dim Qtde As Integer
    
    Valor = CDbl(ValorAMultiplicar.Value)
    Qtde = CInt(QtdeVezes.Value)
    Multiplica = Qtde * Valor
End Function
Depois, no evento Exit da caixa de texto alusiva ao multiplicador, por exemplo, basta chamar a Function, passando como parâmetros os nomes das duas caixas de texto envolvidas na operação e exibir o resultado (como por exemplo) numa caixa de mensagem. Tipo assim:

Código: Selecionar todos

Private Sub TextBox3_Exit(ByVal Cancel As MSForms.ReturnBoolean)
    MsgBox Multiplica(TextBox2, TextBox3)
End Sub


fallex
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Jul 28, 2020 12:23 pm

Re: Cálculos com Várias textbox usando uma função ou modulo

Mensagem por fallex »

Prezado Wagner, boa noite.

Muito obrigado pela sua explicação. Funcionou muito bem no meu projeto de estudo.
Agradeço imensamente. Grande Abraço.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder