Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Relacionar 2 ComboBox num userForm ?

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
eddychamp
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Jun 13, 2021 1:55 pm

Relacionar 2 ComboBox num userForm ?

Mensagem por eddychamp »

Oi pessoal,

estou começando no VBA e praticando à partir de uma planilha de Orçamento me deparei com a seguinte situação, na aba Despesas:
.............ColunaA............ColunaB .....
Linha.....Categoria .............Descrição
na planilha existe uma outra aba ( Cadastros ) que contém para cada Categoria(TIPO) um lista de Descrição(DETALHE) da Despesa, no Excel a solução usada para Relacionar a Descrição com a Categoria selecionada foi à partir de Listas Suspensas nas células, cujos valores são alimentados por referencia à Coluna/Linhas da aba Cadastros.
na aba Despesas, então foi usada, por exemplo para a linha A7, na célula da Descrição, a função =INDIRETO($A7 & "[" & $A7 & "]"), que apresenta uma lista com as possíveis Descrições para o item Categoria selecionado na célula A7.
Minha dúvida é: como relacionar corretamente as Descrições(DETALHE) com as respectivas Categorias(TIPO), para o usuário, em tempo real, cadastrar a Descrição(DETALHE) certa na hora que ele selecionar a Categoria(TIPO) se só terei acesso aos dados do form quando ele clicar no botão OK! ???
Para o combo Categoria, dá prá, em tempo de Inicializar o form, alimentar com a lista de categorias, o problema é com o combo Descrição, que DEVE ser alimentado apenas com as opções para a Categoria selecionada e não apresentar TODAS as descrições possíveis (de todas as Categorias)
Vou dar exemplos para facilitar o entendimento:
se Categoria =Alimentação ==> Descrições : Supermercado/Feira/Sacolão/Padaria/Refeições fora/.../Outros
se Categoria =Moradia ==> Descrições : Prestação/Aluguel/Condominio/Água/Energia/Gás/IPTU/.../Outros