Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Relacionar 2 ComboBox num userForm ?

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
eddychamp
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Jun 13, 2021 1:55 pm

Relacionar 2 ComboBox num userForm ?

Mensagem por eddychamp »

Oi pessoal,

estou começando no VBA e praticando à partir de uma planilha de Orçamento me deparei com a seguinte situação, na aba Despesas:
.............ColunaA............ColunaB .....
Linha.....Categoria .............Descrição
na planilha existe uma outra aba ( Cadastros ) que contém para cada Categoria(TIPO) um lista de Descrição(DETALHE) da Despesa, no Excel a solução usada para Relacionar a Descrição com a Categoria selecionada foi à partir de Listas Suspensas nas células, cujos valores são alimentados por referencia à Coluna/Linhas da aba Cadastros.
na aba Despesas, então foi usada, por exemplo para a linha A7, na célula da Descrição, a função =INDIRETO($A7 & "[" & $A7 & "]"), que apresenta uma lista com as possíveis Descrições para o item Categoria selecionado na célula A7.
Minha dúvida é: como relacionar corretamente as Descrições(DETALHE) com as respectivas Categorias(TIPO), para o usuário, em tempo real, cadastrar a Descrição(DETALHE) certa na hora que ele selecionar a Categoria(TIPO) se só terei acesso aos dados do form quando ele clicar no botão OK! ???
Para o combo Categoria, dá prá, em tempo de Inicializar o form, alimentar com a lista de categorias, o problema é com o combo Descrição, que DEVE ser alimentado apenas com as opções para a Categoria selecionada e não apresentar TODAS as descrições possíveis (de todas as Categorias)
Vou dar exemplos para facilitar o entendimento:
se Categoria =Alimentação ==> Descrições : Supermercado/Feira/Sacolão/Padaria/Refeições fora/.../Outros
se Categoria =Moradia ==> Descrições : Prestação/Aluguel/Condominio/Água/Energia/Gás/IPTU/.../Outros
se Categoria =Transporte ==> Descrições : Onibus/Metrô/Taxi/Uber/Combustível/Seguro/IPVA/.../Outros
.
.
.
pesquisei em alguns sites/blogs/internet e não encontrei esta situação, como numa outra dúvida anterior eu vi a solução vindo deste grupo, resolvi me inscrever e buscar aqui quem sabe a (melhor) resposta para o caso.

Desde já agradeço a atenção de todos.
no aguardo,
abcs
Eddychamp

Como ainda não tive resposta, resolvi incluir uma imagem dos Forms na intenção tentar ajudar no entendimento da questão:
Relembrando: para cada TIPO de Despesa existe um DETALHE a ser selecionado, como antecipadamente não dá para saber que TIPO será escolhido, não dá para carregar os DETALHE específicos relacionados ao TIPO, então pensei em dividir a opção DESPESAS em 2 forms, 1 só para escolher o TIPO e o outro para os demais campos. Neste segundo, já sabendo o TIPO, posso alimentar o combo DETALHE somente com as Descrições relacionadas.
Forms Despesas a Relacionar.jpg
Forms Despesas a Relacionar.jpg (357.68 KiB) Exibido 1231 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder