Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Modelo de Cadastro com BD Access

Discussões sobre a integração do Excel com o Banco de Dados Access

Moderador: joseA

Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Modelo de Cadastro com BD Access

Mensagem por joseA »

noxios escreveu:...qual é, ou são as principais vantagens (se as ha) em usar a BD do Access ao invés de usar a BD do Excel...
Como o Tomás disse, com propriedade, são incontestáveis. Mas só vc descobrirá com a aplicação às suas necessidades (dependendo das mesmas), acredito.

Basta dizer, se antes utilizavas o Excel e agora utilizará o Excel + Access, falamos de duas possibilidades, lógicamente. É utilizar a capacidade de armazenar dados do Access, aliada à flexibilidade de manipular dados, das várias opções que o Excel oferece. Quando falamos de um grande volume de dados a velocidade fica melhor. E olha que nem sei "o que é o Access" e todas as possibilidades que ele nos pode oferecer. :oops:

Na verdade estou apredendo aquí sobre a integração desses aplicativos e tenho gostado muito dos resultados obtidos.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Modelo de Cadastro com BD Access

Mensagem por webmaster »

Um bom começo:

http://www.juliobattisti.com.br/cursos/accessbasico/

A versão online é gratuita.

Abraços


luiz jhonny
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Dez 29, 2011 7:30 pm

Re: Modelo de Cadastro com BD Access

Mensagem por luiz jhonny »

olá leonardo estou com um problema, preciso renomear alguns campos da planilha cadastro mais nao consigo pois quando eu renomeio na planilha excel nao aparece nos campos do acess. desde ja agradeço


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Modelo de Cadastro com BD Access

Mensagem por joseA »

Seja bem vindo ao fórum.

Se mudar no Excel (código) tem que mudar no BD Acess, não muda automático.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Re: Modelo de Cadastro com BD Access

Mensagem por Guima »

Boa Tarde Senhores,

Sempre que posso dou uma passadinha e aqui e aprendo um pouco com as postagens de vocês. Baseando-me em arquivos do José, Leandro e outros eu comecei a me aventurar nessa mistura de Excel com Acess, e tá sendo uma experiência nova e muito gratificante. Porém tô esbarrando em uma situação.

Tenho no serviço 4 planilhas individuais, a minha, e de mais 3 colegas, nós 3 enviamos dados para um BD em ACCESS. Até ai ok. Porém recentemente criei uma pesquisa baseando neste exemplo do Leandro.

Na minha máquina foi tranquilo, uso o caminho da minha máquina para a pesquisa, como no exemplo deste tópico para a conexão:

Código: Selecionar todos

nConectar = "Provider=Microsoft.Jet.oledb.4.0;Data Source=" & ThisWorkbook.Path & "\BDSDM.mdb"
Porém como fazer com os colegas consigam buscar os dados no BANCO de dados que fica em minha máquina, terei que criar uma conexão diferente para cada uma ou tenho como fazer algo único? Mesmo criando um para cada, como seria, pois não seria o caso de "ThisWorkbook.Path"

Valeu pessoal


Avatar do usuário
LEANDRO ALVES
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 161
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 7:41 pm

Re: Modelo de Cadastro com BD Access

Mensagem por LEANDRO ALVES »

Olá Guima,

Eu não sou bom quando o assunto é rede, mas pelos testes que fiz, se os seus colegas utilizarem a mesma Pasta do Excel que se encontra no seu pc, o data source pode ficar como está. Pelo menos aqui pra mim funcionou certinho. Eu abri a pasta do excel em outro computador atraves da rede e a conexao com o Access foi um sucesso.

Agora se voce criou uma pasta do excel em cada computador conectando com o mesmo banco de dados já fica mais dificil, porque não sei se varias maquinas poderão se conectar ao banco de dados ao mesmo tempo. Mas se for uma de cada vez voce pode fazer assim:

Código: Selecionar todos

nConectar = "Provider=Microsoft.Jet.oledb.4.0;Data Source=\\Connect8\d\ModeloCadastroAccess\Base.mdb"
No meu caso connect8 é nome do pc em que se encontra o Banco de dados. "d" é o disco local, e o resto voce ja sabe. Fiz desta forma e também funcionou perfeitamente.

Abraços


Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Re: Modelo de Cadastro com BD Access

Mensagem por Guima »

Muito legal Leandro !!!

Deu certo seu método. Pelo visto em cada máquina vou precisar colocar um caminho diferente mesmo, certo ? Mas rapaz, ficou muito legal. Tô ansioso até pra chegar amanhã e mostrar para o pessoal do serviço... vai ser útil demais, pois assim saberemos quem esta atendendo qual cliente mesmo cada um tendo uma planilha.

Ah, e em reposta a sua pergunta. A coisa funciona assim, cada um tem sua própria planilha, mas todos estarão enviando os dados para sua planilha e para um banco de dados ACCESS que servirá apenas para pesquisa. Graças a você isso agora irá funcionar... ufa !!!

Valeu Leandro


Guima
Consultor
Consultor
Mensagens: 242
Registrado em: Sex Out 30, 2009 6:10 am

Re: Modelo de Cadastro com BD Access

Mensagem por Guima »

Olá Pessoal,

Num cadastro onde eu tiver uns 10 ou mais itens a instrução
strSQL = "INSERT INTO tblCadastro (EMPRESA, CNPJ, NOME) VALUES ('" & strEMPRESA & "','" & strCNPJ & "','" & strNOME & "')"
ficaria muito extensa, tem outra forma de sintetizar isso ou só mesmo dessa forma ?

Valeu


Avatar do usuário
LEANDRO ALVES
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 161
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 7:41 pm

Re: Modelo de Cadastro com BD Access

Mensagem por LEANDRO ALVES »

Olá Guima,
Voce já viu o novo modelo que disponibilizei?
viewtopic.php?f=22&t=1574
Neste estamos utilizando um unico procedimento para Incluir e para Editar os registros, o que deixa seus codigos mais reduzidos e mais eficientes.
Dá uma conferida lá que eu acho que vai te ajudar. Tem varias novidades também.

Abraços


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Modelo de Cadastro com BD Access

Mensagem por joseA »

Guima escreveu:...Num cadastro onde eu tiver uns 10 ou mais itens a instrução...
...ficaria muito extensa, tem outra forma de sintetizar isso ou só mesmo dessa forma ?...
LEANDRO ALVES escreveu:...Neste caso o "*" faz referência a todos os campos da tabela.

Código: Selecionar todos

sql = "SELECT * FROM Pedidos"
...
em: viewtopic.php?f=22&t=1594

Você pode usar dessa maneira citada pelo Leandro, juntando à essa:

Código: Selecionar todos

    With rstBanco
        .AddNew
        .Fields("NomeDaEmpresa") = Me.txtNomeEmpresa
        .Fields("NomeDoContato") = Me.txtNomeContato
        .Fields("CargoDoContato") = Me.txtCargoContato
        .Fields("Endereço") = Me.txtEndereco
        .Fields("Cidade") = Me.txtCidade
        .Fields("Região") = Me.txtRegiao
        .Fields("CEP") = Me.txtCEP
        .Fields("País") = Me.txtPais
        .Fields("Telefone") = Me.txtTelefone
        .Fields("Fax") = Me.txtFax
        .Fields("HomePage") = Me.txtHomePage
        .Update
    End With
Vide exemplo: viewtopic.php?f=22&t=1472


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder