Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Sistema de Arquivos em VBA

Fórum para agrupar todas as propostas de modelos de planilhas de Excel que essa comunidade consegue imaginar. Teve uma idéia? Produziu algo bem bacana? Esse é o lugar!

Moderador: Rafael Monteiro

Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Consultor
Consultor
Mensagens: 277
Registrado em: Seg Nov 28, 2011 8:27 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Sistema de Arquivos em VBA

Mensagem por Rafael Monteiro »

Sistema para controle de arquivos de escritórios.

Sistema desenvolvido com modelos disponibilizados aqui no fórum.

Modelo básico para demonstrações e para estudo.

Outros modelos de Sistema disponível - entre em contato no privado.
Anexos
Controle de Arquivos.rar
Controle de Arquivos
(580.45 KiB) Baixado 596 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


EVALDO
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Set 18, 2013 12:03 pm

Re: Sistema de Arquivos em VBA

Mensagem por EVALDO »

Olá Rafael...

Veja se pode me ajudar, gostaria de usar seu projeto que abrirá uma pasta especifica somente de arquivos em PDF, além de localiza-los como seu projeto ja faz, gostaria de ao clicar em cima do nome desse arquivo o form pudesse abri-lo.

Obrigado!
evaldo.almeidasoares@gmail.com


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Sistema de Arquivos em VBA

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Boa noite a todos.

Sr. Rafael Monteiro, a quanto tempo não via uma postagem sua. Estou bem sumido do fórum e, ao ver o comentário do outro amigo, percebi que esse é um post seu de Janeiro/20. Fiquei muito feliz em ver que ainda esta na ativa.

Ainda não abri o seu modelo, mas tenho certeza que ficou excelente, como sempre. Já vou baixá-lo e ver como ficou.


Evaldo, como mencionei acima, não vi exatamente o que o Rafa fez, mas já trabalhei com esse tipo de necessidade que esta precisando.

Se me permite dar meu pitaco, atualmente existem duas formas que poderia ser feito:

1 - Utilizar o comando FollowHyperlink, passando o endereço do arquivo relacionado ao registro, que irá abrir o Adobe Reader (ou outro aplicativo responsável pela leitura do PDF na máquina local). Para esse método, encontrei um vídeo que pode ser acessado e visto, bem prático e fácil de ser utilizado como modelo.
https://www.youtube.com/watch?v=qlNxcgFU6Io

2 - Existe uma versão do Adobe Reader antiga (se não me engano é a versão 7.1, ou algo similar) que ao ser instalado na máquina, deixava uma biblioteca disponível dentro do VBE (Visual Basic Editor), que poderia ser instanciada como objeto dentro do Userform. Dessa forma, era só passar como parâmetro o caminho do arquivo, e já teria o PDF aberto dentro do próprio formulário. Porém, para utilizar esse método, encontrei um vídeo de um cara que seguia muito, chamando Renam Ruthes, que talvez possa lhe ajudar.
https://www.youtube.com/watch?v=3BMGvlgtmyQ


Já utilizei esse 2º método a anos atrás, mas como disse, parei com o seu uso devido a necessidade da biblioteca, que só esta disponível nas versões antigas do aplicativo da Adobe.

Acredito que nos casos atuais, o método ensinado no primeiro vídeo, seja a melhor solução para o caso.

Porém, se for utilizar o método do segundo vídeo, um trabalho que você terá é o de garantir que todas as máquinas que forem abrir essa planilha, tenham instalado e configurado no sistema a DLL que o Renam menciona no vídeo.

Da uma olhada nos vídeos e veja qual forma seria mais interessante para sua necessidade.


Abraços a todos e excelente final de semana.


nhyky12@gmail.com
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 25
Registrado em: Dom Set 25, 2016 3:26 am

Re: Sistema de Arquivos em VBA

Mensagem por nhyky12@gmail.com »

Sistema do Rafael adaptado para essa necessidade ficaria show.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Consultor
Consultor
Mensagens: 277
Registrado em: Seg Nov 28, 2011 8:27 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Sistema de Arquivos em VBA

Mensagem por Rafael Monteiro »

Olá pessoal,

fico feliz por ver os comentários do pessoal sobre o sistema de Arquivos em VBA.

E aí Mikel, td certinho?! Estamos na correria mas sempre olhamos as novidades do Fórum.

Realmente pensei que ficaria interessante esse sistema ter a visualização em pdf, mas fiz uma adaptação para visualização com xps. Esse tipo de arquivo abre de forma mais rápida no sistema. Fiz também em pdf , porem o resultado foi que fica um pouco lento para carregar, mas funcionou normal. Se alguém quiser o modelo em pdf é só falar aqui nos comentários.

Segue em anexo o sistema com as novas funções.
Controle de Arquivos - Vizualização em arquivos.rar
Sistema de Arquivos em VBA. 2
(1.15 MiB) Baixado 387 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder