Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Selenium - Como alterar o caminho do Driver para ser carregado

A Web está aí, não há como negar. Ela é onipresente em praticamente toda operação eletrônica realizada nos dias de hoje. Como não podia ser diferente, o Excel, ferramenta máxima para analistas e profissionais das mais diversas áreas do mercado precisa estar alinhado com esta necesssidade. E ele está! Neste forum, o debate é focado em expor dúvidas, sugestões, modelos de código e exemplos de uso do Excel na Integração com tecnologias Web.
MathGuima
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Nov 25, 2021 3:42 pm

Selenium - Como alterar o caminho do Driver para ser carregado

Mensagem por MathGuima »

Olá a todos,

Estou enfrentando um problema com relação ao uso do Selenium pois estou implementando no meu setor o uso dessa ferramenta para automatização de alguns processos.
Recentemente o Chrome atualizou para sua versão 96.0 aqui, e então o programa deixou de rodar informando que o Driver estaria com uma versão diferente.
Baixei o Driver o atualizado (como faço em casa com outras tarefas que utilizo o Selenium), porém ao tentar substituir o arquivo na pasta de destino, eu tive um problema que pediu a autorização com senha de administrador para fazer a substituição do arquivo.
Tentei então de outras formas, que em outros programas eu consigo "burlar" esse sistema que seria de tentar excluir ao invés de substituir, ou então alterar o nome e colocar o arquivo novo na pasta, enfim... Nenhum desses modos deu certo pois pedia a senha de administrador.

Acontece que para eu poder obter essa senha, eu teria que entrar em contato com o pessoal da TI, onde eles iriam fazer uma verificação quanto ao arquivo que eu teria que colocar na pasta, porém esse processo todo demora em torno de 1 semana para poder conseguir.

Estou aprendendo no momento também a linguagem Python, e sei que o Selenium tem uma propriedade que eu posso indicar o caminho onde está o Chromedriver, evitando assim substituir o arquivo na pasta mãe, e apenas substituindo na pasta que eu escolher.

A minha dúvida seria: No VBA eu consigo fazer essa indicação do caminho também ?
Se sim, como posso fazer esse procedimento ?

Obrigado.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: Selenium - Como alterar o caminho do Driver para ser carregado

Mensagem por webmaster »

Dizer que não seria mentira, mas fazê-lo exigiria tanto trabalho que nem considero a possibilidade. A biblioteca espera que o driver esteja no caminho mencionado.

O mais fácil seria baixar o código fonte do Selenium Basic (é código aberto), recompilar com a nova versão do chrome driver, gerar o instalador e usá-lo na máquina destino.

Se alguém tiver mais alguma ideia...


Raygsson
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 118
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 8:06 pm

Re: Selenium - Como alterar o caminho do Driver para ser carregado

Mensagem por Raygsson »

Esse sistema te deixa incluir coisas mas não excluir ou modificar?
Com base em todas essas dificuldades pode ir pro Python msm, a sintaxe pra usar o Selenium é muito semelhante e lá vc pode fazer mais coisas.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder