Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Várias condicionais na coluna de soma

Dúvidas gerais sobre Excel
Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Ok, Vinícius. Fico no aguardo!

Quando postar a nova planilha conversaremos para dirimir quaisquer outras dúvidas que porventura surgirem .

Mais uma vez só posso agradecer a sua cooperação.

Forte abraço,

Francisco Junior


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Ok, Vinícius! Fico no aguardo.

Quando postar a nova versão da planilha entrarei em contato caso surja alguma outra dúvida.

Só posso te agradecer a enorme cooperação.

Forte abraço,

Francisco Junior


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por BaptistaCG »

Atualização...

Fiz as alterações verifica se é isso e vai falando o que mais deve ser feito...
Abraço.
Anexos
RELATÓRIO DE PASSAGEM - NOVA - E-MAILS.rar
(91.17 KiB) Baixado 282 vezes


Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Como vai Vinícius?

Vi hoje de manhã a planilha ajustada. Fiquei igual a menino quando tem brinquedo novo. Fiquei tentando desvendar o que vc fez. Mas, como já havia dito, mesmo lendo o seu post, achei um pouco complicada.
De qualquer forma, quero dizer que é exatamente o que eu preciso!
Dei uma arrumada na planilha, só que, diferente das fórmulas que criamos não consegui copiar para os demais itens a funcionalidade do botão validar. Daí vem a dúvida: é necessário criar um botão "validar" para cada item da planilha?
Na ordem 2 por exemplo, preenchi com outras informações e na hora de validar nada aconteceu. Se der, gostaria que deixasse um só botão, da forma como vc criou, mas que pudesse realizar a operação de forma autônoma para cada um dos itens (1 ao 80).
Além disso, aproveito pra te informar que o computador de casa, a versão do excel é o 2007 e o do trabalho da minha esposa é o 2003. Estou com problema para validar a macro. Como proceder?

Aproveitei e anexei uma outra planilha ajusta, para que vc possa melhor visualisar o que eu preciso.

Abraço,
Atenciosamente,

Francisco Junior
Anexos
RELATÓRIO DE PASSAGEM - NOVA - E-MAILS-macro habilitada.rar
Relatório de Passagem - Planilha
(257.68 KiB) Baixado 281 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por BaptistaCG »

Francisco Junior escreveu:Como vai Vinícius?

Vi hoje de manhã a planilha ajustada. Fiquei igual a menino quando tem brinquedo novo. Fiquei tentando desvendar o que vc fez. Mas, como já havia dito, mesmo lendo o seu post, achei um pouco complicada.
De qualquer forma, quero dizer que é exatamente o que eu preciso!
Dei uma arrumada na planilha, só que, diferente das fórmulas que criamos não consegui copiar para os demais itens a funcionalidade do botão validar. Daí vem a dúvida: é necessário criar um botão "validar" para cada item da planilha?
Na ordem 2 por exemplo, preenchi com outras informações e na hora de validar nada aconteceu. Se der, gostaria que deixasse um só botão, da forma como vc criou, mas que pudesse realizar a operação de forma autônoma para cada um dos itens (1 ao 80).
Além disso, aproveito pra te informar que o computador de casa, a versão do excel é o 2007 e o do trabalho da minha esposa é o 2003. Estou com problema para validar a macro. Como proceder?

Aproveitei e anexei uma outra planilha ajusta, para que vc possa melhor visualisar o que eu preciso.

Abraço,
Atenciosamente,

Francisco Junior
Boa Tarde, Francisco,

Então eu tinha desenvolvido uma macro que fizesse algo de forma que o compreendimento da mesma fosse mais fácil de se obter, ela estava como posso dizer "Bruta". Enfim eu não imaginava a dimensão que está planilha poderia ter, neste caso deveremos criar um laço ou melhor "lação"rsrs, para que ele execute até a última linha ou até quando você definir, ou até onde for preenchido e por ai vai, porém precisará criar também um contador para que ele entenda que deve verificar 1 vez cada linha.

Bom devemos fazer uma outra macro mais complexa, complexa em termos de entendimento e não em termos de desenvolvimento, não será muito difícil fazer, porém algo muito mais técnico que se você quiser modificar posteriormente deverá ser meticuloso com os códigos.

De toda forma vamos fazer, e caso necessite modificar ficara por sua conta estudar um pouco sobre vba pelo menos o básico, outra coisa que eu notei é que você talvez não tenha me passado todas as condições possíveis para o seu caso, será somente essas 4 condições ou pode existir outras??? ou não precisa validar se for outras??? Se sim, me diga para incluir, se não me avise que logo posto aqui pra você a planilha resolvida!

Tenha um bom dia, Abraço.
Att.


Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Como vai Vinícius? Não tenho como agradecer a sua atenção! Estava comentando sobre este fórum com amigos e familiares. É sempre uma alegria nos surpreendermos de forma positiva com a capacidade do próximo em ajudar. Por isso, desde já o meu muito obrigado! :D
Vamos lá então.... rss.. Andei fuçando o que você fez em relação ao ícone validar criado em VBA. Realmente é de surpreender a funcionalidade. Mas, a única certeza é que não sei como criar o mencionado “laço” para que os demais itens (que não são poucos) da planilha funcione. A planilha é complexa, por isso preciso da sua preciosa e muito preciosa ajuda. Segue anexa uma nova planilha.
A boa notícia é que consegui entender a relação. Estou estudando e “tentando” assimilar. Cliquei com o botão direito em “validar” e em “atribuir macro” e visualizei a sequência. Até criei ao final uma nova condição “TOP”, que tem uma particularidade. Só que não sei se vai ficar fixo após salvar. Gostaria que ao final me explicasse, mas é claro, só se puder.
Realmente, você tem razão, ainda tem algumas condições que ainda não tenho exata certeza (são muitas variáveis), porque nem o pessoal da companhia aérea sabe direito explicar o que cobra e pelo site as informações são truncadas. Mas vamos fazer com o que temos, caso haja uma nova condição posteriormente eu te grito, ok? rs..... :lol:
Aproveito, também, para informar que eu criei uma “outra aba” na parte inferior para as passagens compradas pela “Gol” – Copiei e colei a primeira planilha “TAM” para essa nova aba e fiz as adequações necessárias no word e editei a funcionalidade para o botão validar. Só que pra minha surpresa, alterou também a da planilha da TAM que já estava correta, daí então desfiz a relação. Dessa forma, se puder ajustar, lhe agradeço. É basicamente a mesma coisa da planilha da TAM, só altera algumas letras, sendo a relação a seguinte:

Sub validar()

Range("d6").Value = UCase(Range("d6").Value)
Range("t7").Value = UCase(Range("t7").Value)
Range("aa7").Value = UCase(Range("aa7").Value)
Range("ab7").Value = UCase(Range("ab7").Value)

If Range("d6").Value = "P" And Range("t7").Value = "X" And Range("aa7").Value = "P" Then
Range("ah6").Value = Range("ac7").Value + Range("y6").Value + Range("z8").Value
Range("ah6").Select
ElseIf Range("d6").Value = "P" And Range("t7").Value = "X" And Range("ab7").Value = "P" Then
Range("ah6").Value = Range("ad7").Value + Range("y6").Value + Range("z8").Value
Range("ah6").Select
ElseIf Range("d6").Value = "PR" And Range("t7").Value = "X" And Range("aa7").Value = "PR" Then
Range("ah6").Value = Range("ae7").Value + Range("y6").Value + Range("z8").Value
Range("ah6").Select
ElseIf Range("d6").Value = "PR" And Range("t7").Value = "X" And Range("ab7").Value = "PR" Then
Range("ah6").Value = Range("af7").Value + Range("y6").Value + Range("z8").Value
Range("ah6").Select
ElseIf Range("d6").Value = "F" And Range("t7").Value = "X" And Range("aa7").Value = "F" Then
Range("ah6").Value = Range("ag7").Value + Range("y6"). Value
Range("ah6").Select
ElseIf Range("d6").Value = "F" And Range("t7").Value = "X" And Range("ab7").Value = "F" Then
Range("ah6").Value = Range("ag7").Value + Range("y6"). Value
Range("ah6").Select

Else
MsgBox "Você digitou algo errado ou faltou preencher algum campo ou nenhuma condição foi aceita.", vbCritical
End If

Abração,
No aguardo.

Francisco Junior
Anexos
RELATÓRIO DE PASSAGEM - NOVA - DEFINITIVA COM TOP1 - FINAL - DOM.rar
(245.91 KiB) Baixado 289 vezes


Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Como vai Vinícius? Não tenho como agradecer a sua atenção! Estava comentando sobre este fórum com amigos e familiares. É sempre uma alegria nos surpreendermos de forma positiva com a capacidade do próximo em ajudar. Por isso, desde já o meu muito obrigado! :D
Vamos lá então.... rss.. Andei fuçando o que você fez em relação ao ícone validar criado em VBA. Realmente é de surpreender a funcionalidade. Mas, a única certeza é que não sei como criar o mencionado “laço” para que os demais itens (que não são poucos) da planilha funcione. A planilha é complexa, por isso preciso da sua preciosa e muito preciosa ajuda. Segue anexa uma nova planilha.
A boa notícia é que consegui entender a relação. Estou estudando e “tentando” assimilar. Cliquei com o botão direito em “validar” e em “atribuir macro” e visualizei a sequência. Até criei ao final uma nova condição “TOP”, que tem uma particularidade. Só que não sei se vai ficar fixo após salvar. Gostaria que ao final me explicasse, mas é claro, só se puder.
Realmente, você tem razão, ainda tem algumas condições que ainda não tenho exata certeza (são muitas variáveis), porque nem o pessoal da companhia aérea sabe direito explicar o que cobra e pelo site as informações são truncadas. Mas vamos fazer com o que temos, caso haja uma nova condição posteriormente eu te grito, ok? rs..... :lol:
Aproveito, também, para informar que eu criei uma “outra aba” na parte inferior para as passagens compradas pela “Gol” – Copiei e colei a primeira planilha “TAM” para essa nova aba e fiz as adequações necessárias no word e editei a funcionalidade para o botão validar. Só que pra minha surpresa, alterou também a da planilha da TAM que já estava correta, daí então desfiz a relação. Dessa forma, se puder ajustar, lhe agradeço. É basicamente a mesma coisa da planilha da TAM, só altera algumas letras, sendo a relação a seguinte:

Sub validar()

Range("d6").Value = UCase(Range("d6").Value)
Range("t7").Value = UCase(Range("t7").Value)
Range("aa7").Value = UCase(Range("aa7").Value)
Range("ab7").Value = UCase(Range("ab7").Value)

If Range("d6").Value = "P" And Range("t7").Value = "X" And Range("aa7").Value = "P" Then
Range("ah6").Value = Range("ac7").Value + Range("y6").Value + Range("z8").Value
Range("ah6").Select
ElseIf Range("d6").Value = "P" And Range("t7").Value = "X" And Range("ab7").Value = "P" Then
Range("ah6").Value = Range("ad7").Value + Range("y6").Value + Range("z8").Value
Range("ah6").Select
ElseIf Range("d6").Value = "PR" And Range("t7").Value = "X" And Range("aa7").Value = "PR" Then
Range("ah6").Value = Range("ae7").Value + Range("y6").Value + Range("z8").Value
Range("ah6").Select
ElseIf Range("d6").Value = "PR" And Range("t7").Value = "X" And Range("ab7").Value = "PR" Then
Range("ah6").Value = Range("af7").Value + Range("y6").Value + Range("z8").Value
Range("ah6").Select
ElseIf Range("d6").Value = "F" And Range("t7").Value = "X" And Range("aa7").Value = "F" Then
Range("ah6").Value = Range("ag7").Value + Range("y6"). Value
Range("ah6").Select
ElseIf Range("d6").Value = "F" And Range("t7").Value = "X" And Range("ab7").Value = "F" Then
Range("ah6").Value = Range("ag7").Value + Range("y6"). Value
Range("ah6").Select

Else
MsgBox "Você digitou algo errado ou faltou preencher algum campo ou nenhuma condição foi aceita.", vbCritical
End If

Abração,
No aguardo.

Francisco Junior


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por BaptistaCG »

Querido Amigo de fórum Francisco Junior,
Fico lisonjeago com seu reconhecimento, é realmente nosso Brasil carece de fóruns e pessoas como estas que existem aqui neste espaço com o único interesse de compartilhar conhecimento e ajudar um ao outro para um desenvolvimento melhor de nossa sociedade.
A maior e mais rica forma de agradecer é reconhecer o trabalho aqui constituído e distribuir cada vez mais nosso espaço para que sempre pessoas com ainda mais experiencia e sabedoria possam também compartilhar conosco.

Bom, refiz agora o procedimento solicitado, de forma que ele repetirá o processo até que a célula "d4" esteja vazia, porém eu fiz somente com as 4 condições anteriores, peço que faça o seguinte coloque as condições como na primeira mensagem que vc criou, ex: se celula=b e celula=x e celula=b então soma celula+celula+celula, desta forma eu entendo melhor o que deve ser feito :D e então analise todas as condições que você julgar necessário e assim eu coloco no codigo.

Após finalizar eu vou tentar providenciar um tutorial explicando todo o procedimento, desta forma vc poderá readaptar a planilha quando precisar.
Ah e sobre utilizar esta planilha no excel 2003 é só habilitar as macros la no menu ferramentas que irá funcionar perfeitamente, eu testei no win xp e com office 2003.

Grande Abraço
Att..
Anexos
RELATÓRIO DE PASSAGEM - NOVA - DEFINITIVA COM TOP1 - FINAL - DOM.rar
(192.94 KiB) Baixado 269 vezes


Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Caro Vinícius, não sabe a diferença que pessoas como vc, num espaço como este, sobremaneira ajuda a milhares de pessoas.
O que eu puder ajudar na divulgação site, pode contar comigo!
Acabei de ler o seu post, irei passar a sequencia de forma mais clara.
Vou pro trabalho e logo mais te dou um retorno.
Forte abraço e um bom dia.

Att.

Francisco Junior


Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Olá Vinícius! Tudo bem :P
Desculpe não ter mais dado retorno. Essa semana eu viajei a trabalho e logo que cheguei estava numa correria louca.
Hoje eu tirei o dia pra estudar a nova "programação que vc fez" - na verdade tentei entender, mas diferentemente da primeira versão eu senti muito mais dificuldade com estes "laços" criados. Juro que passei o dia inteiro olhando aulas no youtube e lendo alguma coisa a respeito, tem alguma dica de estudo para eu me familiarizar com esse linguajar
Em relação ao solicitado no último post segue abaixo as condições:
PLANILHA TAM:
Se o tipo de tarifa é BÁSICA = coluna D6 = "B" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, ANTES da decolagem = coluna AA7 = "B" então soma 100 = coluna AC7 +Y6 + Z8
MAS
Se o tipo de tarifa é BÁSICA = coluna D6 = "B" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, DEPOIS da decolagem = coluna AB7 = "B" então soma 150 = coluna AD7 + Y6 + Z8
-------------------------------------------------------------------
MAS
Se o tipo de tarifa é FLEX = coluna D6 = "F" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, ANTES da decolagem = coluna AA7 = "F" então soma 80 = coluna AE7 +Y6 + Z8
MAS
Se o tipo de tarifa é FLEX = coluna D6 = "F" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, DEPOIS da decolagem = coluna AB7 = "F" então soma 130 = coluna AF7 +Y6 + Z8
-------------------------------------------------------------------
MAS
Se o tipo de tarifa é TOP = coluna D6 = "T" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, ANTES da decolagem = coluna AA7 = "T" então soma 0 = coluna AG6 +Y6 + Z8
MAS
Se o tipo de tarifa é TOP = coluna D6 = "T" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, DEPOIS da decolagem = coluna AB7 = "T" então soma 0 = coluna AG6 +Y6 + Z8

=========FIM =================================================
PLANILHA GOL:
Se o tipo de tarifa é PROMOCIONAL = coluna D6 = "P" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, ANTES da decolagem = coluna AA7 = "P" então soma 100 = coluna AC7 +Y6 + Z8
MAS
Se o tipo de tarifa é PROMOCIONAL = coluna D6 = "P" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, DEPOIS da decolagem = coluna AB7 = "P" então soma 130 = coluna AD7 + Y6 + Z8
-------------------------------------------------------------------
MAS
Se o tipo de tarifa é PROGRAMADA = coluna D6 = "PR" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, ANTES da decolagem = coluna AA7 = "PR" então soma 80 = coluna AE7 +Y6 + Z8
MAS
Se o tipo de tarifa é PROGRAMADA = coluna D6 = "PR" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, DEPOIS da decolagem = coluna AB7 = "PR" então soma 130 = coluna AF7 +Y6 + Z8
-------------------------------------------------------------------
MAS
Se o tipo de tarifa é FLEX = coluna D6 = "F" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, ANTES da decolagem = coluna AA7 = "F" então soma 0 = coluna AG6 +Y6 + Z8
MAS
Se o tipo de tarifa é FLEX = coluna D6 = "F" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita, DEPOIS da decolagem = coluna AB7 = "F" então soma 0 = coluna AG6 +Y6 + Z8
--------------------------------FIM------------------------------------------------
Acho que é isso o que precisa!
Forte Abraço e no aguardo,
Do amigo,
Francisco Junior


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder