Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Várias condicionais na coluna de soma

Dúvidas gerais sobre Excel
Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Pessoal,

Estou com muita dificuldade na operação de soma.
O que acontece: preciso colocar várias condicionais para a realização da soma.

Por exemplo:

Se o tipo de tarifa é BÁSICA = coluna D6 = "B" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita por telefone, ANTES da decolagem = coluna AA7 = "B" então soma 100 = coluna AC7 +Y6 + Z6
MAS
Se o tipo de tarifa é BÁSICA = coluna D6 = "B" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita pela internet, DEPOIS da decolagem = coluna AB7 = "B" então soma 80 = coluna AD7 + Y6 + Z6
-------------------------------------------------------------------
MAS
Se o tipo de tarifa é FLEX = coluna D6 = "F" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita por telefone, ANTES da decolagem = coluna AA7 = "F" então soma 200 = coluna AE7 +Y6 + Z6
MAS
Se o tipo de tarifa é FLEX = coluna D6 = "F" - Se a situação do bilhete está cancelado e escolheu crédito = coluna T7 = "X" - Se for feita pela internet, DEPOIS da decolagem = coluna AB7 = "F" então soma 300 = coluna AF7 +Y6 + Z6


Das hipóteses acima, não consigo condicionar para que na mesma célula reconheça a soma de uma situação ou outra conforme preenchimento. Queria colocar as 4 situações acima na mesma célula de soma.

Se puder me ajudar te agradeço demais! Além do mais ganharia uns pontos com a minha mulher. risos.....

Aproveito a oportunidade para parabenizar o fórum. Alto nível.

Atenciosamente,

Francisco Junior.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por BaptistaCG »

Boa tarde, você deseja criar essa condição em vba com um botao activex ou simplesmente no excel em uma célula???
existe as duas formas para esse procedimento...
Posta sua planilha ae para analisarmos....


Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Prezado,

Gostaria da condição apenas em excel mesmo. No limite dos meus conhecimentos já tentei tudo. Espero que me ajude.
Quanto a planilha tentei anexá-la com extensão xls mas não consegui. Tem algum e-mail para que eu possa te encaminhar.
Obrigado pela atenção.

Abs,

Francisco Junior


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por BaptistaCG »

Francisco Junior escreveu:Prezado,

Gostaria da condição apenas em excel mesmo. No limite dos meus conhecimentos já tentei tudo. Espero que me ajude.
Quanto a planilha tentei anexá-la com extensão xls mas não consegui. Tem algum e-mail para que eu possa te encaminhar.
Obrigado pela atenção.

Abs,

Francisco Junior
Bom dia,
Você deve compactar sua planilha com o winrar ou outro software de compactação para poder anexar a planilha na mensagem, mas se quiser me contatar por email eu irei te mandar o endereço por mensagem particular, e sobre o seu pedido creio que seja melhor e mais estável em vba, enfim analisando sua planilha eu tentarei desenvolver para você e explico o que fiz.
Att..

Vinícius Baptista.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Olá.

Consegui anexar a planilha. Se puder me ajudar ficarei muito grato.

No aguardo.

Att.

Francisco Junior
Anexos
RELATÓRIO DE PASSAGEM - NOVA - E-MAILS.rar
Planilha - Passagem
(166.04 KiB) Baixado 306 vezes


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por BaptistaCG »

Amigo,

Pelo que analisei sua planilha, é melhor fazermos via vba mesmo e ativar essa validação por um botão, porém a condição solicitada ainda estou com dificuldades para compreender a linha de raciocínio. :?

Dá mais uma explicada por gentileza de como é para o sistema verificar, pelo pouco que entendi as condições são as seguintes?
se (d6 = b) e (t7 = x) e (aa7 = b) então alguma célula terá que ser o resultado de (ac7 + y6 + z6)..... e sucessivamente para as outras condições? é isso que vc quer? :D

é uma tabela bem complexa de informações né? Mas com paciência vamos chegar lá. Ah, e qual é a sua versão do excel? Pois mandou uma planilha .xls, é importante saber para fazer a macro.

Abraço, Att.


Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Então....

É exatamente isso amigo. Na coluna de soma as condições têm de ficar bem definidas para reconhecer o que somar e quando somar.
Y6 e Z6 sempre entrarão na soma (são fórmulas resultantes de outra condição)
Mas o que se faz necessário é reconhecer quando uma passagem for Básica=B, flex=F ou top=T. Para cada uma das citadas situações, conforme forem inseridas as informações iniciais da planilha.
Nas colunas AA ou AB (letras B ou F) a soma ocorrerá com essas condições pré-definidas. Quando for básica e antes da decolagem: somar o valor já definido, mas quando for básica e depois da decolagem: reconhecer e somar o outro valor já definido. Já quando for flex e antes da decolagem: somar o outro valor já definido e da mesma forma, quando for flex e depois da decolagem ou outro valor definido.

Reconheço que é um pouco complexa, mas espero ter elucidado.
Estou à disposição.

Abraço e meu obrigado,

Francisco Jr.


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por BaptistaCG »

Francisco Junior escreveu:Então....

É exatamente isso amigo. Na coluna de soma as condições têm de ficar bem definidas para reconhecer o que somar e quando somar.
Y6 e Z6 sempre entrarão na soma (são fórmulas resultantes de outra condição)
Mas o que se faz necessário é reconhecer quando uma passagem for Básica=B, flex=F ou top=T. Para cada uma das citadas situações, conforme forem inseridas as informações iniciais da planilha.
Nas colunas AA ou AB (letras B ou F) a soma ocorrerá com essas condições pré-definidas. Quando for básica e antes da decolagem: somar o valor já definido, mas quando for básica e depois da decolagem: reconhecer e somar o outro valor já definido. Já quando for flex e antes da decolagem: somar o outro valor já definido e da mesma forma, quando for flex e depois da decolagem ou outro valor definido.

Reconheço que é um pouco complexa, mas espero ter elucidado.
Estou à disposição.

Abraço e meu obrigado,

Francisco Jr.
Boa noite,

Caro Francisco escrevi uma das condições e o resultado vai aparecer na ("J1"), porém ela deve ser ativada por um botão, porque fiz pelo vba então criei o mesmo em sua planilha, mas não se preocupe pois o botão não aparece caso você imprima sua planilha.

Verifique se é isso mesmo e se sim, eu providenciarei o resto e esclareço como foi feito...
Qualquer duvida ou outra solicitação estamos as ordens
Abraço.
Att.
Anexos
RELATÓRIO DE PASSAGEM - NOVA - E-MAILS.rar
(90.72 KiB) Baixado 303 vezes


Francisco Junior
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Out 01, 2012 11:09 pm

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por Francisco Junior »

Bom dia Vinícius,
Excelente solução!
Realmente incrível essa forma que você encontrou para selecionar cada condição conforme a ocorrência. Acertou em cheio! :D

Agora vêm as dúvidas (rsss): :o :?:
Vou poder continuar a inserir as informações conforme inicialmente previsto, ou seja, de acordo com as condições – Básica, Flex ou Top?
Por exemplo: Quando for Básica ou Flex eu preencho na coluna D6 com a letra “B” ou “F”; na coluna T7 preencho “X” e dependendo da situação (antes da decolagem ou após a decolagem) eu preencho a coluna AA ou AB, com a letra “B” ou “F”.

A dúvida é em relação à célula de soma que deverá identificar qual valor deverá somar, de acordo com a referência inicialmente indicada. Conforme o caso, se básica ou flex, a soma deverá resultar dos valores pré-determinados nas células “AC7”, “AD7”, “AE7” e “AF7”, Básica (antes da decolagem ou após decolagem) ou Flex (antes da decolagem ou após decolagem).

Outra dúvida: :roll: Se for necessário alterar os valores das células “AC7”, “AD7”, “AE7” e “AF7”, quando clicar no botão “validar”, automaticamente reconhecerá, para efeito de soma, o novo valor modificado? Os valores dessas colunas podem sofrer variações e eu penso em até deixá-los ocultos.

Além dessa dúvida gostaria de saber se depois de clicar em “validar” tem como o resultado aparecer na célula AH6 que se refere ao valor total da nova passagem?
Por fim, tem como deixar o botão “validar” entre as colunas AA e AB, acima de telefone e internet, acredito que ficará mais fácil de visualisar.

Desculpe tantas perguntas, mas não adianta ter uma planilha e não saber usá-la. ;)
Abraço,
Francisco Junior


Avatar do usuário
BaptistaCG
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jul 30, 2012 10:33 pm
Localização: Sorocaba/SP

Re: Várias condicionais na coluna de soma

Mensagem por BaptistaCG »

Francisco Junior escreveu:Bom dia Vinícius,
Excelente solução!
Realmente incrível essa forma que você encontrou para selecionar cada condição conforme a ocorrência. Acertou em cheio! :D

Agora vêm as dúvidas (rsss): :o :?:
Vou poder continuar a inserir as informações conforme inicialmente previsto, ou seja, de acordo com as condições – Básica, Flex ou Top?
Por exemplo: Quando for Básica ou Flex eu preencho na coluna D6 com a letra “B” ou “F”; na coluna T7 preencho “X” e dependendo da situação (antes da decolagem ou após a decolagem) eu preencho a coluna AA ou AB, com a letra “B” ou “F”.

A dúvida é em relação à célula de soma que deverá identificar qual valor deverá somar, de acordo com a referência inicialmente indicada. Conforme o caso, se básica ou flex, a soma deverá resultar dos valores pré-determinados nas células “AC7”, “AD7”, “AE7” e “AF7”, Básica (antes da decolagem ou após decolagem) ou Flex (antes da decolagem ou após decolagem).

Outra dúvida: :roll: Se for necessário alterar os valores das células “AC7”, “AD7”, “AE7” e “AF7”, quando clicar no botão “validar”, automaticamente reconhecerá, para efeito de soma, o novo valor modificado? Os valores dessas colunas podem sofrer variações e eu penso em até deixá-los ocultos.

Além dessa dúvida gostaria de saber se depois de clicar em “validar” tem como o resultado aparecer na célula AH6 que se refere ao valor total da nova passagem?
Por fim, tem como deixar o botão “validar” entre as colunas AA e AB, acima de telefone e internet, acredito que ficará mais fácil de visualisar.

Desculpe tantas perguntas, mas não adianta ter uma planilha e não saber usá-la. ;)
Abraço,
Francisco Junior
Prezado Francisco,

Excelente observação é explicitamente importante você saber usá-la e modificá-la caso queira mudar as condições, ou usar em outros projetos, desta forma iremos proceder de modo que fique cada vez mais claro tudo que eu fizer, a solução encontrada nada mais é do que o uso semelhante das formulas já existentes no excel "=se" e "=soma" que você já conhece, porém numa linguagem de programação que é o vba, o que acontece é o seguinte: escrevemos toda a programação de forma estrutural no vba e associamos ao botão que criamos, desta forma toda vez que clicamos, os comandos existentes são executados, não é dificil aprender apenas exige bastante atenção, dá uma olhada neste outro tópico http://tomasvasquez.com.br/forum/viewto ... HGSc03A8ep os comandos usados são os mesmos que utilizei no seu caso If...Then...Elseif...end if..., dá uma lida na explicação que deixei que você irá entender melhor do que estamos falando, vou fazer as outras condições que você solicitou e assim que terminar eu posto aqui, e dentro do código vou deixar comentários explicativos sobre o que foi feito, e também vou fazer as alterações acima.
Se restar alguma dúvida iremos conversando ok

Grande Abraço..
Att.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder