Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

DateAndTimePickerControl

Dúvidas gerais sobre Excel
poiaman
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb Jan 02, 2010 9:17 am

DateAndTimePickerControl

Mensagem por poiaman »

Amigos, boa tarde!

Tenho uma form em uma planilha de controle de gastos e um dos campos é data!

Quando vi esse exemplo no Site do Tomás (http://www.tomasvasquez.com.br/download ... ontrol.zip) achei interessante e resolvi colocar na minha planilha!

O problema:

Na minha form tinha o seguinte

Plan1.Cells(u, 2) = form1.tx1

onde tx1 era a data

como agora estou utilizando o exemplo (DateAndTimePickerControl), troquei form1 por combobox1

A form aparece legal troca a data tb de maneira perfeita, só não insere a data de jeito nenhum na planilha!!

Já tentei
Plan1.Cells(u, 2) = form1.tx1
e
Plan1.Cells(u, 2) = form1.tx1.value

e o pior de tudo é que não dá erro nem depura, simplesmente lança ou outros dados da Form e esse da data fica em branco na plan.

Se alguém souber o que fazer agradeço! :D


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: DateAndTimePickerControl

Mensagem por webmaster »

poiaman,

Por alguma razão, o controle precisa ser o ComboBox para representar o DateTimePicker. Na verdade, tê-lo no VBA é uma façanha. Há várias limitações em relação a ele, as quais vai descobrir com o tempo. Mas, para o uso tradicional, ele funciona sem problemas.

Abraços


poiaman
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb Jan 02, 2010 9:17 am

Re: DateAndTimePickerControl

Mensagem por poiaman »

Acho que me expressei mal! na verdade ta tudo funcionando bem na form, a combobox não é o problema!

Mas quando clico no botão "lançar dados" ele deve executar o seguinte:

plan1.cells (u,1) = combobox1.value
plan1.cells (u,2) = combobox2.value
plan1.cells (u,3) = textbox1.value

Entendeu? só que o combobox2 que é onde esta com o "mini calendário" apesar de estar na form com a data aparecendo legal, o valor (value) da combobox, não está sendo lançado na planilha. Os outros dois dados da form, tanto o textbox1 e o combobox1 são lançados e a célula (u,2) fica em branco.

Acredito que na verdade esse sistema, não lança o data que está sendo visualizada na memória do programa, por tanto esse ".value" não existe, apesar de vermos ele na form, ele não está armazenado como um valor no sistema, por isso não consigo lançá-lo na plan.

Uma pena.... Pois se desse certo várias planilhas minhas de lançamentos de dados em que utilizo datas, poderiam ser substituidas por esse sistema que é muito mais bonito e usual!

;)


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: DateAndTimePickerControl

Mensagem por webmaster »

poiaman,

No exemplo do código, associei a mesma instância da classe DateTimePicker a dois controles. Porém, se associar uma instância a cada controle, poderá obter o valor da data pela instância da classe. Por exemplo, mude a data no primeiro combobox e tente capturar o valor do controle com:

DTP4.Value

Abraços


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: DateAndTimePickerControl

Mensagem por joseA »

:shock: Permita-me...

Tentei aqui e deu certo. :D


poiaman
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb Jan 02, 2010 9:17 am

Re: DateAndTimePickerControl

Mensagem por poiaman »

Tinha dado errado, quando eu colocava o dtp4 e dava enter ele não reconhecia como um valor (pois qnd isso acontece ele fica em letra maiúscula.) Já estava desistindo quando vi que o amigo a cima tinha conseguido voltei para frente do PC.

E comecei a testar até coisas que na minha cabeça não faziam sentido e deu certo! rsrs

O botão "lançar dados" chamava uma sub rotina que estava num módulo! e por isso lá no módulo não encontrava o DTP4, ao inves de chamar o módulo, copiei todo o conteudo da rotina para dentro do botão de lançar e deu certo!

Obrigado senhores!

Problema resolvido!!


ioncila
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 2:15 pm

Re: DateAndTimePickerControl

Mensagem por ioncila »

Olá
Desculpem ter aproveitado este tópico para por a minha questão. Não sei se é o procedimento correcto do fórum, mas tenho uma dúvida muito parecida:

Tenho uma userform com várias textboxes e comboboxes. Numa das textbox insiro manualmente a data que pretendo (que pode ser a actual ou outra qualquer). Depois de ter descoberto aqui no fórum este datetimepicker, gostaria que a minha textbox funcionasse dessa maneira, ou seja, quando eu abrisse a userform a textbox mostraria a data do dia e com um simples click aparecesse o calendário se quisesse mudar a data. É possível?

Tentei fazer uma adaptação, sem sucesso.

Obrigado
Ioncila


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: DateAndTimePickerControl

Mensagem por webmaster »

Ioncila,

Acompanhando toda a conversa, você provavelmente conseguirá o que quer. De qualquer forma, não testei o DataTimePicker sobre TextBoxes (na verdade, devo ter tentado, mas sem sucesso). Precisa ser ComboBox mesmo.

Então, troque seus TextBox por ComboBox e use o código do exemplo para transformá-los em DateTimePicker. Qualquer coisa, continuamos.

Abraços


poiaman
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb Jan 02, 2010 9:17 am

Re: DateAndTimePickerControl

Mensagem por poiaman »

Foi exatamente o que fiz na minha planilha! só tive que trocar o textbox por uma combobox e copiar o código!

Tentai!


att


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: DateAndTimePickerControl

Mensagem por joseA »

O DateAndTimePickerControl não funciona em um Frame e nem em Multi Page?


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder