Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

[RESOLVIDO] Microsoft Visual Basic 2008

Discussões gerais sobre a tecnologia .NET
Ecj69
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Out 26, 2010 9:43 am

[RESOLVIDO] Microsoft Visual Basic 2008

Mensagem por Ecj69 »

Mais uma vez necessito da ajuda e conhecimento de quem sabe !!!

Como já havia dito, estou começando a aprender VB.

Vi que existem muitas versões de VB e isso atrapalha um pouco, para quem está engatinhando !! :cry:

Eu tenho um aplicativo com várias telas e pretento mudar para VB só para enfeitar o pavão.

Instalei o "Microsoft Visual Basic 2008" grátis e comecei a praticar... Criei um formulário com 3 caixas de TextBox e 3 botões de "Confirmar", "Limpar" e "Sair". Os 3 botões estão funcionando bem !!!

Confirmar - Testo as entradas e as que tiverem vazias, eu mando uma msgbox e aponto o "FOCUS" para a caixa vazia.
Limpar - Limpo todas as entradas e aponto o "FOCUS" para a primeira caixa.
Sair - End

Eu não estou conseguindo fazer com que, após ter preenchido a 1ª caixa do TextBox, quando eu teclo "ENTER" ele não vai para a 2ª caixa do TextBox e da 2ª caixa, após ter preenchido e teclar "ENTER" ir para a 3ª. Só consigo teclando o "TAB" no teclado.

Também não estou conseguindo colocar a 1ª e a 3ª caixa com UperCase. Já tentei colocar no Form_Load e não funcionou.

Já pesquisei na internet, mas não entendi os scripts.

No Form_Load eu aponto o "FOCUS" para a 1ª caixa e não entro com dados, eu teclo "ENTER" e queria fazer logo um teste, para saber se a entrada é válida. Caso seja válida eu aponto o "FOCUS" para a 2ª entrada e caso não seja válida ele manda uma msg de errro.

Agradeço desde já as dicas !!

Abços, :?:
Editado pela última vez por Ecj69 em Sex Nov 12, 2010 1:54 pm, em um total de 1 vez.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: [AJUDA] Microsoft Visual Basic 2008

Mensagem por webmaster »

Colega,

Antes de mais nada, estamos falando de uma versão do Visual Basic no mínimo gritantemente diferente da que temos no VBA. O Visual Basic .NET, já em versão 9 no caso do 2008 (o VBA parou na versão 6) trata de um paradigma complemente diferente de desenvolvimento. O que ficou foi a sintaxe e algumas palavras chave, como Dim, Sub, Function, enfim.

Fora isso, mudou muito. Na verdade, mudou tudo! Creio ser necessário primeiro explicar "o que está acontecendo" para depois sanar as dúvidas.

Voltando, o que quer exatamente que o aplicativo faça?

Abraços


Ecj69
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Out 26, 2010 9:43 am

Re: [AJUDA] Microsoft Visual Basic 2008

Mensagem por Ecj69 »

Tomás,

O que eu gostaria de fazer é:

Caixa TextBox1, se eu der enter sem entrada de dados, ele me retorna uma MsgBox indicanco o erro. Caso eu entre com dados e após dar "ENTER", ele salta automáticamente para a 2ª caixa de TextBox2.
O que está acontecendo é que após eu dar "ENTER", ele fica parado na mesma caixa de TextBox1 e não salta para a 2ª caixa.

Já pesquisei na interne que usam o "Chr(13)", só que ainda não entendi o comando.

Vou continuar pesquisando..

Obrigado pelo retorno ...

Abços,


Avatar do usuário
webmaster
Administrador
Mensagens: 3114
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 2:44 pm
Contato:

Re: [AJUDA] Microsoft Visual Basic 2008

Mensagem por webmaster »

Colega,

Como disse acima, a vida agora é outra. Quanto ao Enter, a navegação a algum tempo é feita pela tecla TAB. O Enter já não é mais utilizado para este contexto por questões óbvias:

Enter = Confirmação
Tab = Navegação

Se mesmo assim quiser fazer isso, dê uma olhada neste artigo:

http://www.tomasvasquez.com.br/blog/des ... ra-o-enter

O código está em C#, mas é só seguir a idéia que é fácil traduzir o código para VB.NET.

Quanto ao que está pedindo, dê uma olhada no anexo.

Quanto a validar controles no Windows Forms VB.NET, recomendo o uso de ErrorProviders:

http://www.macoratti.net/vbn_eprv.htm

Abraços
Anexos
HelpForum.Ecj69.zip
Exemplo TextBox VB.NET
(59.52 KiB) Baixado 705 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Ecj69
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Out 26, 2010 9:43 am

Re: [RESOLVIDO] Microsoft Visual Basic 2008

Mensagem por Ecj69 »

Tomás,

Valeu as dicas.... Vou dar uma estudada e testar...

Mai uma vez, agradeço a ajuda !!

Abços,

Enio :D


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder