Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Controle de Vendas e Estoque - Básico

Ponto de encontro entre aqueles que precisam e fornecem soluções baseadas no Microsoft Excel e VBA. Precisa de uma solucão em VBA? É um consultor ou programador independente? Esse é o lugar!
Thiago Mcfuzz
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Set 28, 2017 1:31 am

Controle de Vendas e Estoque - Básico

Mensagem por Thiago Mcfuzz »

Pessoal, sou novo aqui e estou desenvolvendo uma ferramenta de vendas e controle de estoque "direto ao ponto". Procurei por aí e encontrei só coisas complicadas de se usar e nada intuitivas. Estou tentando fazer para que fiquei o mais simples e fácil possível de usar, mesmo se a pessoa não conhece nada de Excel. Fiz um vídeo rápido explicativo da ferramenta e gostaria de sugestões ou críticas a respeito.

Já tenho alguns interessados que entraram em contato, mas ainda não sei exatamente quanto devo cobrar pela planilha e pelo suporte.

Pretendo disponibilizar uma versão de avaliação grátis em breve mas gostaria de alguns feedbacks positivos ou negativos sobre o trabalho que ja desenvolvi até aqui.

Agradeço a atenção de todos e caso este tópico não esteja no lugar correto por favor me avisem.

https://www.youtube.com/watch?v=CTR_q-4_MsI


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
PRMPOKER
Consultor
Consultor
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 04, 2012 8:57 am

Re: Controle de Vendas e Estoque - Básico

Mensagem por PRMPOKER »

Bom dia Thiago, tudo bem?

Vou dar meu pitaco aqui, mas creio que o Tomás já escreveu algo sobre isso. Faz uma busca aqui no fórum e vai encontrar um bom material sobre o assunto.

Então, dei uma olhada no seu vídeo e achei seu sistema bem simples mesmo, já que é isso que ele propõe. Ele pode atender a uma parcela de usuários que podem precisar justamente do que ele oferece e saiba que com tanta gente com alcance a internet hoje, sempre haverá público para qualquer material disponibilizado.

Siga estudando e certamente vai incrementar teus conhecimentos e assim poderá atender demandas mais complexas, e consequentemente poderá também cobrar melhor por seu trabalho.

O quanto cobrar é bem subjetivo: depende do grau de complexidade do trabalho, das horas aplicadas no projeto, da disponibilidade financeira do cliente... Então, cada caso deve ser analisado. Sugiro que estipule um "valor/hora" para quantificar seu tempo e calcule quantas horas imagina despender no projeto. Mas te adianto, 99% das vezes vai errar este cálculo, pois há inúmeras variáveis que alteram esse tempo estimado, hehehehe...

Te digo também que estude outras linguagens e tecnologias, pois a grande demanda está no que é diferente do comum: projetos que integram várias linguagens (VBA + HTML + Javascript + XML). Isso acrescenta um enorme grau de complexidade e qualifica muito a tua mão de obra, permitindo assim que teu "valor/hora" cresça junto com teu conhecimento e expertise.

Uma demanda muito crescente que tenho percebido é a interação do VBA com tecnologias web (VBA + HTML + Javascript + XML, lembra que falei disso acima?). O Excel é uma ferramenta fantástica e quando combinada com outras linguagens e tecnologias, permite fazer "quase qualquer coisa". Foque nisso e vai estar no caminho certo.

Aprenda sobre integrar o Excel + Access! É indispensável, já que muitas aplicações vão demandar um grande volume de dados armazenados e, para isso, o Access é muito superior ao Excel. Porém a junção das duas ferramentas leva ao cenário perfeito para atender qualquer demanda neste sentido.

Aproveite o acesso que nossa geração tem ao conhecimento fácil, imediato e grátis e aperfeiçoe teus conhecimentos e habilidades e certamente evoluirá.

Um abraço e sucesso!

Paulinho Monteiro.


Thiago Mcfuzz
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Set 28, 2017 1:31 am

Re: Controle de Vendas e Estoque - Básico

Mensagem por Thiago Mcfuzz »

Olá Paulinho Monteiro,

Realmente acho que você pegou o espírito da coisa. Minha intenção foi fazer algo realmente simples para atender uma demanda específica. Na verdade esse projeto tem um contexto e surgiu quando minha irmã e outras pessoas próximas começaram a vender "marykay". Então procurei alguma ferramenta na internet que fosse fácil, simples e que auxiliassem elas a controlar suas vendas e estoque. Não fazia ideia mas realmente tem um mercado muito grande para pessoas que trabalham com esse tipo de atividade, assim como vender Avon, Natura , ou pequenos empresários que vendem roupas, artesanato ou brigadeiro, e com a crise de emprego que o Brasil enfrenta apareceram ainda mais pessoas nesse setor, fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que ficaram interessadas na ferramenta.

Infelizmente a maioria das ferramentas que encontrei por aí, eram bem complexas algumas controlavam tudo, movimentações de estoque, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, faziam até DRE, algumas pareciam até um ERP, e outras eram simples mas manuais demais.

Então eu decidi tentar criar algo simples e direto, para atender uma necessidade específica. Muitas vezes nos preocupamos em fazer algo flexível e completo, e acabamos desenvolvendo sistemas gigantes quando o usuário precisa na verdade de apenas 10% do que é oferecido. O desafio se tornou desenvolver algo com baixo custo, algo simples e que ajude as pessoas no controle das vendas e estoques sem muito esforço. Inicialmente eu pensei no Access também mas muitas pessoas não possuem a versão do office com Access e a maioria nunca nem haviam aberto um Access.

Atualmente o que eu trabalho e faço já é muito mais complexo que isso, eu já integro o Excel com vba, sql server, power Bi, Access, faço toda uma análise para montar o DW , tudo com conceitos de Business Intelligence com indicadores e tudo mais nos relatórios, dashboards, cubos, ETLs , e por ai vai ...a tecnologia evolui muito rápido e temos que evoluir com ela, mas realmente as vezes nos preocupamos com tantas complexidades, processos e metodologias, que esquecemos muitas vezes do "arroz com feijão".

Minha dificuldade de precificar esse trabalho é porque eu nunca "vendi" uma planilha, como um "produto" , na verdade vendo um projeto, vendo as horas, vendo toda uma solução integrada para um cliente...mas como é difícil as vezes se apegar ao simples e oferecer o simples da maneira correta para as pessoas que não precisam mais do que isso. Ainda estou fazendo vários testes e ouvindo as pessoas, suas necessidades e dificuldades. Sempre encontro algo para melhorar na ferramenta, a versão atual já evoluiu bastante em relação a esta do vídeo.

Muito obrigado pelo seu feedback, foi muito produtivo. Se precisar de algo pode contar comigo !!
Grande abraço !!


Avatar do usuário
PRMPOKER
Consultor
Consultor
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 04, 2012 8:57 am

Re: Controle de Vendas e Estoque - Básico

Mensagem por PRMPOKER »

OI Thiago, tudo certo?

Muito legal sua linha de raciocínio de ir atrás do "simples". Muitos usuários, como você mesmo comentou, sequer sabem o que é Access.

Percebo que tens um excelente conhecimento e experiência na área. Seja bem-vindo ao fórum e ajude-nos a enriquecer esta maravilhosa fonte de conhecimentos.

No caso em específico, é difícil sugerir algum valor a ser cobrado. Baseie as suas horas gastas e defina um preço que você considere justo e aceitável.

Conto sim com sua ajuda e também me disponho a sempre ajudar!

Um grande abraço!!!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Controle de Vendas e Estoque - Básico

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Bom dia a todos.

Thiago e Paulinho, vou dar o meu pitaco sobre cada coisa que li, seguindo a ordem das mensagens que são bem longas, ok!


Thiago Mcfuzz escreveu:Já tenho alguns interessados que entraram em contato, mas ainda não sei exatamente quanto devo cobrar pela planilha e pelo suporte.
O que o Paulinho comentou sobre calcular as horas x um valor, realmente é a melhor maneira de se fazer uma cobrança de desenvolvimento, mas também concordo com a dificuldade em acertar as horas necessárias. Vou expor a forma como realizo esse cálculo e talvez ajude.

Código: Selecionar todos

Todos os valores abaixo são fictícios, apenas como exemplo
 Horas de desenvolvimento de um projeto: 20 horas
 Valor cobrado por hora de desenvolvimento: R$ 100,00
 Percentual de Risco para Situações inesperadas: de 10% a 25%
 Total de horas reajustadas com o Risco do Projeto: 20 horas + (%) Risco
 Valor Total Projeto (VTP): (Horas + Risco) * Valor
SIMULAÇÃO:
 VTP = (20hs + (20hs * 10%)) * R$100/hs
 VTP = (20hs + 2hs) * R$100/hs
 VTP = 22hs * R$100/hs
 VTP = R$ 2.200,00
Como definir o valor da hora? Segui o conselho que vi em vários sites, onde diziam que você poderia definir um salário mensal que você deseja receber. Por exemplo, se você deseja alcançar um valor máximo de R$ 10.000,00 por mês, trabalhando apenas 100 horas por mês (metade da CLT), você pode cobrar o valor de R$ 100,00 a hora de desenvolvimento.


Thiago Mcfuzz escreveu:Pretendo disponibilizar uma versão de avaliação grátis em breve mas gostaria de alguns feedbacks positivos ou negativos sobre o trabalho que ja desenvolvi até aqui.
Thiago, como mencionado pelo Paulinho, excelente trabalho. Tem uma frase que diz que "o mais simples é mais eficiente". Seu projeto, com certeza, é um símbolo dessa frase.


Thiago Mcfuzz escreveu:Minha dificuldade de precificar esse trabalho é porque eu nunca "vendi" uma planilha, como um "produto" ...
Com as dicas acima, você vai vender um projeto. Minha base desse exemplo, se baseia em um projeto personalizado. No seu caso, como esta desenvolvendo uma ferramenta que irá servir para vários clientes, você pode fornecer o mesmo como serviço, onde os clientes pagam um valor mensal e, a cada versão/atualização da planilha, você vai enviando para os mesmos. Nesse caso, seria muito interessante seguir os conselhos do Paulinho, onde ele fala sobre o uso de Excel + Access. Isso irá lhe ajudar muito.


Thiago Mcfuzz escreveu:Inicialmente eu pensei no Access também mas muitas pessoas não possuem a versão do office com Access e a maioria nunca nem haviam aberto um Access.
Isso é um erro muito comum, pois muitos não conhecem o Access e sua plenitude. Bem, te digo que seus clientes não precisam do Access instalado para integrar o Excel com ele. Você vai precisar do Access na sua máquina, para estruturar as Tabelas, Campos e Consultas, conforme estrutura do projeto. Na hora de realizar a leitura dos dados, o Excel não precisa do Access instalado para o mesmo, pois a biblioteca de integração (ADO), já faz todo esse trabalho.


PRMPOKER escreveu:Te digo também que estude outras linguagens e tecnologias, pois a grande demanda está no que é diferente do comum: projetos que integram várias linguagens (VBA + HTML + Javascript + XML)
Excelente conselho Paulinho. Como você disse, quanto mais conhecimento melhor.
Thiago, tente também buscar conhecimentos teóricos de desenvolvimento, para que consiga desenvolver códigos e projetos com excelência. Exemplos desses conhecimentos: Desenvolvimento Ágil, SCRUM, Versionamento de Sistemas, Padrões de Projetos e Modelagem UML. Esses são apenas alguns que estão vindo a mente agora. No mais, estude bastante.


Bem meus amigos, espero que as dicas sejam relevantes não apenas pra vocês, mas para todos do fórum que estão passando por dúvidas parecidas.

Forte abraço e excelente início de semana.


Avatar do usuário
PRMPOKER
Consultor
Consultor
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 04, 2012 8:57 am

Re: Controle de Vendas e Estoque - Básico

Mensagem por PRMPOKER »

Olha só.

Nosso grande amigo Mikel complementa e enriquece o assunto.

Um abraço e um ótimo dia para nós todos.

:) :) :)


Thiago Mcfuzz
Acabou de chegar
Acabou de chegar
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Set 28, 2017 1:31 am

Re: Controle de Vendas e Estoque - Básico

Mensagem por Thiago Mcfuzz »

Com toda certeza, todas dicas e observações muito boas, obrigado por suas mensagens Paulinho e Mikel !!!!

Realmente agrega muito ter esse tipo de troca de informação e experiências com tão bons profissionais da nossa área.

Sobre as metodologias de desenvolvimento aplicadas que foram citadas pelo nosso amigo Mikel realmente são muito importantes, hoje considero a parte mais importante na verdade. Se antecipar e ter tudo documentado, planejado, analisado e então colocar a mão na massa.

Eu no inicio de minha carreira batia muito cabeça com isso, queria sair programando sem muita análise logo de inicio e no meio do caminho sempre encontrava algumas pedras para atrapalhar o andamento de um projeto. Essa acho que a melhor dica para alguém que está começando...aprenda a usar metodologias e processos úteis em seus projetos sejam eles quais forem. Eu particularmente em ambientes não muito flexíveis, gosto muito de usar o simples PDCA, aplicado as necessidades dos processos de desenvolvimento de qualquer ferramenta ou solução e para mim tem funcionado muito bem.

Grande abraço, obrigado mais uma vez !!!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder