Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Download de arquivo CSV de banco de dados

A Web está aí, não há como negar. Ela é onipresente em praticamente toda operação eletrônica realizada nos dias de hoje. Como não podia ser diferente, o Excel, ferramenta máxima para analistas e profissionais das mais diversas áreas do mercado precisa estar alinhado com esta necesssidade. E ele está! Neste forum, o debate é focado em expor dúvidas, sugestões, modelos de código e exemplos de uso do Excel na Integração com tecnologias Web.
LuisHSJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Abr 30, 2019 9:17 am

Download de arquivo CSV de banco de dados

Mensagem por LuisHSJ »

Bom dia galera, estou com uma dúvida e gostaria de saber se podem me ajudar.

É o seguinte: Preciso criar uma planilha que faça o download de um arquivo CSV de um banco de dados MySQL (Hospedagem da hostgator pra ser mais especifico).

Então, eu teria que fazer o acesso ao phpmyadmin, selecionar qual o banco a ser exportado, e posteriormente fazer o download do mesmo.

Como eu poderia fazer essa rotina?

Desde já, grato.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
PRMPOKER
Consultor
Consultor
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 04, 2012 8:57 am

Re: Download de arquivo CSV de banco de dados

Mensagem por PRMPOKER »

Prezados, bom dia!

Caro LuisHSJ, tudo bem?

Para entendermos melhor sua necessidade, por favor, nos diga: Já criaste o BD e as tabelas no MySQL? O melhor caminho é conectar direto no BD e fazer a consulta SQL retornando os dados diretamente nas células do Excel. Se você realmente precisa de arquivo CSV, pode criar outra rotina para exportar estes dados, do Excel, no formato CSV. Nos conte melhor qual a sua estrutura atual (BD, planilha, etc) para podermos ajudar. Também seria interessante disponibilizar sua planilha.

Atenciosamente.


LuisHSJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Abr 30, 2019 9:17 am

Re: Download de arquivo CSV de banco de dados

Mensagem por LuisHSJ »

PRMPOKER, tudo tranquilo, e por ai?

Então, eu já tenho tudo criado, inclusive, o banco de dados preenchido (e em constante modificação). Eu estava utilizando a conexão direta do excel com o BD, porém, o BD em questão é muito grande, e possui muitos dados (sendo que diariamente os dados aumentam em proporções significativas), sendo assim, a consulta e atualização dos dados acontecia de forma muito lenta.

Devido a isso, optei por fazer o download do CSV direto do banco e a importação / formatação para o excel. Porém nunca fiz nada do tipo, então não sei se é possível, e se sim, não sei como fazer.


Avatar do usuário
PRMPOKER
Consultor
Consultor
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 04, 2012 8:57 am

Re: Download de arquivo CSV de banco de dados

Mensagem por PRMPOKER »

Caro LuisHSJ, tudo bem por aqui também!

Inicialmente, o tamanho do BD não pode influenciar na performance da sua consulta. Talvez o recordset, mas não creio que seja isso. Eu nunca utilizei esta funcionalidade que você busca e acredito que seria ainda pior, pois seria necessário criar uma consulta SQL e exportar o recordset com .CSV, o que tornaria o procedimento mais lento ainda.
Uma possibilidade é acessar o cPanel da Hostgator, através de IEControls e utilizar um comando de exportação nativo deste painel.

Seria possível compartilhar o arquivo para eu poder analisar?

Atenciosamente.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


LuisHSJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Abr 30, 2019 9:17 am

Re: Download de arquivo CSV de banco de dados

Mensagem por LuisHSJ »

PRMPOKER escreveu: Ter Mai 28, 2019 3:36 pm Uma possibilidade é acessar o cPanel da Hostgator, através de IEControls e utilizar um comando de exportação nativo deste painel.
Bom dia!
É exatamente isso que estou querendo fazer, poderia me auxiliar nesse processo? Comecei o desenvolvimento e finalizei a parte de login e acesso ao banco.


Avatar do usuário
PRMPOKER
Consultor
Consultor
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 04, 2012 8:57 am

Re: Download de arquivo CSV de banco de dados

Mensagem por PRMPOKER »

Bom dia!

Vc pode disponibilizar o HTML do CPanel aqui ou então me chama pelo whatsapp (contato na minha assinatura) e te ajudo sim!


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder