Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

userform no desktop

Fórum para dúvidas sobre os fundamentos da linguagem de programação Visual Basic no contexto do VBA
rachelgdias
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 9:53 am

userform no desktop

Mensagem por rachelgdias »

bom dia pessoal,
tem como ao ligar meu computador meu USERFORM LOGIN, ja esta no desktop?

Inicialmente acesso meu vba clicando no atalho do excel, depois ele abre o userform login. O que me irrita é que mesmo tendo programado para o excel ficar INVISIVEL, ele aparece rapidamente, fica invisivel, e aparece meu userform login.

tem como fazer a tela de login ja ficar no desktop do meu computador? pelo menos é o que vejo em programaçoes.
Anexos
Pasta1.zip
(1.07 MiB) Baixado 263 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Wagner Morel
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Nov 29, 2017 11:51 am
Localização: Fortaleza - CE

Re: userform no desktop

Mensagem por Wagner Morel »

rachelgdias,

Acredito que pelo fato de ser feito em VBA (que usa o Excel como hospedeiro) sempre vai acontecer o que você está relatando (aparecer rapidamente o Excel, antes do formulário de login). Para que você não precise acionar o Excel, você pode colocar o arquivo criado com a tela de login da pasta INICIAR do Windows que sempre que você reiniciar o seu micro, automaticamente, seu arquivo Excel vai ser aberto e a tela de login aparecerá.

Para resolver o problema do aparecimento (rápido) do Excel antes da tela de login, você poderia criar uma minúscula aplicação em VB (ao invés de VBA. A programação em VB é muito semelhante a programação em VBA, todavia, o VB gera um arquivo executável independente (que você também pode colocar na pasta iniciar do Windows).

Só não entendi um detalhe: Qual o objetivo de ter uma tela de login assim que você acessa o micro? Se for para apenas você ter acesso ao micro, não há necessidade de nada disso pois o próprio Windows já pode gerenciar Contas (com senhas) de vários usuários que possam acessar o micro.


rachelgdias
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Jan 31, 2020 9:53 am

Re: userform no desktop

Mensagem por rachelgdias »

Wagner Morel escreveu: Qua Mar 18, 2020 11:20 am rachelgdias,

Acredito que pelo fato de ser feito em VBA (que usa o Excel como hospedeiro) sempre vai acontecer o que você está relatando (aparecer rapidamente o Excel, antes do formulário de login). Para que você não precise acionar o Excel, você pode colocar o arquivo criado com a tela de login da pasta INICIAR do Windows que sempre que você reiniciar o seu micro, automaticamente, seu arquivo Excel vai ser aberto e a tela de login aparecerá.

Para resolver o problema do aparecimento (rápido) do Excel antes da tela de login, você poderia criar uma minúscula aplicação em VB (ao invés de VBA. A programação em VB é muito semelhante a programação em VBA, todavia, o VB gera um arquivo executável independente (que você também pode colocar na pasta iniciar do Windows).

Só não entendi um detalhe: Qual o objetivo de ter uma tela de login assim que você acessa o micro? Se for para apenas você ter acesso ao micro, não há necessidade de nada disso pois o próprio Windows já pode gerenciar Contas (com senhas) de vários usuários que possam acessar o micro.
Bom dia.... No meu caso quero q si nao apareça o excel antes da tela de login . SERIA O Q VC FALOU: fazer um minúsculo programinha em vb.... Ai meu Deus!!!! Vou tentar..... Se vc puder de dar o caminho fico agradecida.


Wagner Morel
Manda bem
Manda bem
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Nov 29, 2017 11:51 am
Localização: Fortaleza - CE

Re: userform no desktop

Mensagem por Wagner Morel »

Rachel,

Bom dia!

Você tem o programa VB (Visual Basic)? Sabe programar? Apesar de relativamente ser muito fácil fazer essa pequena aplicação, você terá que ter noções básicas de lógica de programação, de banco de dados, etc. De qualquer modo, você pode conseguir (creio eu) o VB no site da Microsoft e pesquisar tutoriais na internet como fazer.

É mais ou menos assim:
1 - Faça um banco de dados em Access (por exemplo), onde você vai armazenar os dados dos usuários que irão se logar (nomes e respectivas senhas).
2 - Faça um formulário como fez no VBA, que receba as informações de Nome e Senha do usuário.
3 - Quando o usuário clicar no botão OK, verifique no Banco de Dados se ele existe e se a senha está correta.
4 - Se estiver OK, libere o acesso.
5 - Se não estiver OK, apresente mensagem de erro e não permita a continuidade de uso do computador, deixando, por exemplo o formulário na tela.


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Basole
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Mar 20, 2013 6:31 pm

Re: userform no desktop

Mensagem por Basole »

Uma outra opcão alternativa é abrir o arquivo do Excel através de um script:

Abra o Bloco de notas e coloque o seguinte código vbscript:

Código: Selecionar todos

Set xls = CreateObject("Excel.Application")
xls.Visible = false
  ' **** ALTERE INHA ABAIXO > CAMINHO DO SEU ARQUIVO *****  
Set Wb = Xls.Workbooks.Open("C:\Users\USER\Documents\Pasta1.xls")
Após escrever o caminho correto do arquivo excel no script acima, salve o vbscript com a extensão .vbs
Crie um atalho para o arquivo vbs e coloque-o na área de trabalho do usuário (você pode alterar o ícone do atalho para mostrar o ícone do excel clicando com o botão direito do mouse e escolhendo Propriedades / guia Atalho / botão Alterar ícone)


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder