Vídeo recomendado
https://youtu.be/diWPPPhW-9E

Captura de CNPJ e CEP

A Web está aí, não há como negar. Ela é onipresente em praticamente toda operação eletrônica realizada nos dias de hoje. Como não podia ser diferente, o Excel, ferramenta máxima para analistas e profissionais das mais diversas áreas do mercado precisa estar alinhado com esta necesssidade. E ele está! Neste forum, o debate é focado em expor dúvidas, sugestões, modelos de código e exemplos de uso do Excel na Integração com tecnologias Web.
Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Captura de CNPJ e CEP

Mensagem por joseA »

Boa noite,

Resolvi me aventurar em um campo que sou totalmente leigo (Excel/Web). Seguindo orientações do youtube montei 2 pesquisas de CEP e 1 de CNPJ. Pois bem, ambas funcionaram perfeitamente em me PC em casa.
No entanto, quando coloquei para "rodar" no ambiente de trabalho apenas uma das planilhas de pesquisa de CEP funcionou. As outras (CEP e CNPJ) não funcionaram, sendo que a que mais preciso é a de CNPJ
Não sei se é a forma de conexão com a web, porque a de CEP que funciona no trabalho tem uma forma de conexão diferente.
Necessito que a pesquisa de CNPJ principalmente funcione no meu ambiente de trabalho.
Anexos
BUSCA ONLINE.rar
Essas 2 não funcionam no trabalho
(88.35 KiB) Baixado 116 vezes
CEP.rar
Essa funciona perfeitamente no ambiente de trabalho
(30.31 KiB) Baixado 104 vezes


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Captura de CNPJ e CEP

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Grande Mestre joseA, uma honra poder falar contigo.

Baixei todos os modelos que você apresentou no post e muito bacana, que cada um tenha sido executado de um método diferente. Parabéns pelos trabalhos.

Em resumo, todas as URLs que foram trabalhadas nos modelos, são APIs, baseados apenas em parâmetros (filtros executados na própria URL). Acredito que isso já seja do seu conhecimento.

Atualmente, tenho trabalhado demais com consumos de tudo quanto é tipo de APIs. Baseado nessas demandas que tenho tido, omelhor método que foi utilizado, na minha humilde opinião, foi o MSXML2.XMLHTTP60, pois esse tipo de consumo lhe permite utilizar qualquer recurso de autenticação e/ou definição que uma API possa ter como requisito, desde Endpoint, Payload e Headers.

Sobre o fato de alguns desses recursos não estarem funcionando, vou dar alguns palpites, baseados em muitas tentativas e acertos com essas bibliotcas:
  • Quando for utilizar o XMLHTTP, evite utilizar a biblioteca Microsoft XML 6.0. Apesar de ser a última versão, costuma dar muitos erros de compatiblidade em sistemas diferentes;
  • Quando for declarar o objeto, utilize somente a classe XMLHTTP, sem qualquer identificador de versão, como XMLHTTP30 ou XMLHTTP60. Utilizar essas versões, também causam conflito entre sistemas;
  • Sei que você deve saber, mas a função WorksheetFunction.WebService e WorksheetFunction.FilterXml, são funcionalidades adicionadas a partir das versão 2013. Se estiver utilizando uma versão mais antiga, não vai funcionar.
Para finalizar meu amigo, reforço muito o uso da biblioteca Microsoft Xml 3.0 e declaração de objetos MSXML2.XMLHTTP, para realizar as requisições nessas rotas que retornam Xml e JSon como resposta.

Se tiver alguma outra dúvida, vou deixar meu Whatsapp em ma MP pra ti. Pode chamar que ajudo com qualquer um desses problemas.

Forte abraço, excelente final de semana e, mais uma vez, uma honra poder conversar contigo novamente.


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Captura de CNPJ e CEP

Mensagem por joseA »

Olá meu nobre,

Conforme informado na postagem "Captura de CNPJ e CEP" estou treinando nesse tipo de procedimento.
Tem como fazer as adaptações para o melhor método, bibliotecas e declarações e disponibilizar ?

Os arquivos que disponibilizei funcionam no PC pessoal. No serviço apenas o arquivo denominado "CEP" funcionou.
Os demais: "BUSCA CEP" e "BUSCA CNPJ_2" não funcionaram


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Captura de CNPJ e CEP

Mensagem por joseA »

Apenas um retoque no arquivo "BUSCA CNPJ_2". Para incrementar e retornar os sócios/proprietários quando forem citados, acrescente um ListBox2 na primeira página e a instrução abaixo na Sub TrazDadosCnpj no Módulo1

Código: Selecionar todos

'============LISTBOX2==SÓCIOS=======================================
Dim y
UserForm1.ListBox2.Clear
For y = 1 To CvtJson("qsa").Count
rLegal = CvtJson("qsa")(y)("nome")
With UserForm1.ListBox2
.AddItem
.List(.ListCount - 1, 0) = rLegal
End With
Next
'==========FIM=============================================


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Captura de CNPJ e CEP

Mensagem por joseA »

Salve Mestre Mikel,
Percebo que estou enferrujado. Fui verificar essa colocação sua e testei digitar essas funções: SERVIÇOWEB e FILTROXML, diretamente na planilha no serviço e realmente não funcionaram. Ou seja, ois 2 arquivos que não funcionaram lá são baseados nessas 2 funções.
Mikel Silveira Fraga escreveu: Sáb Jul 09, 2022 1:15 am
  • Sei que você deve saber, mas a função WorksheetFunction.WebService e WorksheetFunction.FilterXml, são funcionalidades adicionadas a partir das versão 2013. Se estiver utilizando uma versão mais antiga, não vai funcionar.
Estou tentando resolver aqui mas ainda não tive êxito. Antes eu trabalhava apenas 6 h dia e agora estou com menos tempo. Lembro que eu, você, Mauro, dentre outros eramos mais participativos no fórum. O pouco tempo tem me privado disso.
Tem outras maneiras de acessar sem ser pelas funções, mas sou realmente "cru" sobre "Excel - Integração com a Web"
Se tiver algum sucesso por ai me informe. Tomás ou qualquer outro amigo que por ventura consiga.

Grato


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Captura de CNPJ e CEP

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Fala meu amigo joseA, tudo bem?

Realmente, o tempo esta ficando muito escasso para todos. Eu sempre entro no fórum, leio alguns tópicos de ajuda, mas não consigo dar um retorno.

Nesse seu caso, tenho trabalhado tanto com APIs ultimamente, que sinceramente, foi simples de resolver. Peço desculpas pela demora no retorno, mas essa semana estou com 4 projetos em andamento, 3 pela empresa que estou alocando (2 sobre APIs) e um outro particular (também API).

Mas enfim, consegui sim ajustar aqui o código, utilizando a Classe MSXML2.XMLHTTP, da biblioteca Microsoft Xml 3.0. Seguem arquivos em anexo:
BUSCA CEP_3.zip
(16.22 KiB) Baixado 108 vezes
BUSCA CNPJ_3.zip
(68.53 KiB) Baixado 115 vezes
Qualquer dúvida que tiver, pode entrar em contato.

Já vou deixar registrado aqui, que através dessa ajuda, resolvi construir um Módulo de Classe, que realiza consumo desses dois serviços. Vou finalizar o desenvolvimento, subir para meu Github (que esta bem desatualizado), gravo um vídeo e posto aqui no fórum. Só não vou definir uma data, porque a coisa esta corrida demais, Graças a Deus por isso.

Forte abraço joseA e aos demais.
Se precisarem de algo, é só dar um grito.


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Captura de CNPJ e CEP

Mensagem por joseA »

Vlw Mikel,

Deu certo esse do CNPJ funcionou direitinho no serviço. A versão do excel lá é 2010 (desatualizado) hj que fui olhar. Quanto ao CEP não funcionou devido a função FilterXml, mas eu já tenho outro arquivo que funciona lá.

Pois bem, de uma certa forma agora temos 2 arquivos do tão procurado de busca de CNPJ.
Engraçado é que com 2 linhas vc resolveu o problema e a chave estava lá como comentário. Quem sabe, sabe. Quem não sabe só resta bater palma.

Inteiramente agradecido pela sua força.
Editado pela última vez por joseA em Qua Jul 20, 2022 11:19 am, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Mikel Silveira Fraga
Jedi
Jedi
Mensagens: 1173
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 3:27 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Contato:

Re: Captura de CNPJ e CEP

Mensagem por Mikel Silveira Fraga »

Grande joseA, que bom que funcionou.

Cara, sobre a questão do CEP, confesso que não observei, no momento da resolução, que estava utilizando o FilterXml. Fiz logo cedo, na correria e não observei como estava sendo realizado o tratamento do Xml retornado.

Isso tb é fácil, utilizando a mesma biblioteca Microsoft Xml 3.0. Segue código ajustado, utilizando a Classe DOMDocument, para manipulação de Xml.
BUSCA CEP_3.zip
(17.98 KiB) Baixado 113 vezes
Veja se com esse ajuste, vai funcionar melhor.

Abraços e excelente semana.


Avatar do usuário
joseA
Jedi
Jedi
Mensagens: 1048
Registrado em: Qui Out 22, 2009 7:22 am
Localização: Cel. Fabriciano - MG

Re: Captura de CNPJ e CEP

Mensagem por joseA »

Deu tudo certo Mikel,

Obrigado pela sua presteza.
Vejo que estou mesmo enferrujado, fui editar o post e acabei replicando. O ante penúltimo, peço ao Tomas a gentileza de removê-lo.

Encontrei um site que disponibiliza um modelo de pesquisa CNPJ no excel, acredito que vc já tenha até visto já.
https://www.cnpj.ws/blog/consultar-cnpj-excel

No entanto não funcionou a planilha disponibilizada por ali

Se quiser exercitar com ela....


Disable adblock

This site is supported by ads and donations.
If you see this text you are blocking our ads.
Please consider a Donation to support the site.


Responder