Visual Studio 2005 – Extendendo o DataGridView Windows Forms

É, às vezes a Microsoft se esquece de algumas coisas, mas tenta consertar logo depois, seja por meio de patches ou através de exemplos postados em seu Knowledge Base.

Um desses esquecimentos, pelo menos que vivenciei, foi a falta do controle DateTimePicker para o .NET Compact Framework, quando me envolvi em um projeto para Pocket PCs. Apesar do controle não existir na ToolBox do Visual Studio .NET, a Microsoft o disponibiliza no site MSDN com código fonte e tudo mais. O link para o código nesta data é:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=11e2aa23-a6d3-441b-b622-b3a4d7695f44&DisplayLang=en

Não ter o controle pode dar um ar de imcompleteza à ferramenta, mas pensando pelo lado bom, talvez a real intenção seja mostrar o que é possível fazer com a esta. Venhamos e convenhamos, que programador se daria ao trabalho de construir do zero um DateTimePicker com todas as suas características? Acho que vale a observação.

Completando o assunto, acho que a Microsoft decidiu fazer o mesmo com o DateTimePicker para o controle DataGridView Windows Forms no Visual Studio 2005. Ele não é nativo, mas é possível adicioná-lo na nossa solução com o código também disponibilizado pela Microsoft:
http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/7tas5c80(vs.80).aspx

Além de simplesmente embuti-lo no projeto, vale as pena uma bela olhada no código fonte.

Abraços

Tomás Vásquez

Comentários

comentários