Mobilidade – Impressões sobre o Nokia N8 – Parte 2

Nokia N8
Nokia N8

Continuando a aventura de viver com o Nokia N8, vamos a mais algumas impressões sobre este poderoso SmartPhone.

Ovi Loja

Até o E71, e mesmo no 5230, a Ovi parecia abandonada. Era raro ver alguma novidade, mas com o N8, a coisa mudou completamente. Isso só prova que a Nokia está investindo ferrenhamente na popularização do Symbian^3 e que seus clientes tem que ficar atentos a isso, se quiserem ter a mão uma boa oferta de aplicativos.

A contrapartida é que, mesmo mais completa, não é assim tão completa, pelo menos para os usuários do Brasil. Na tentativa de comprar alguns aplicativos, no aplicativo da Ovi os respectivos nem apareciam. Ao tentar acessá-los pelo site no PC, o aviso era que o aplicativo não estava disponível para este região. Tirando aspectos legais, que creio não ser o contexto, como pode uma venda ser restrita por região no âmbito da internet? Ou uma atitude é tomada, ou uma Ovi alternativa logo, logo será criada, como aconteceu com o iOS.

Symbian^3

Uma mescla do que o Android e o iOS oferecem, os 3 desktops (ou Tela Inicial, se preferir) permitem a adição de WidGets de funcionalidade que tornam o acesso a funções comuns ou preferidas mais fácil. É uma dinâmica muito interessante para os usuários do antigo sistema, que antes contavam só com atalhos de teclado. Depois de um tempo, se acostuma, e bem.

Apesar dos desktops serem bastante configuráveis, o problema é que são apenas 3. Não ouvi notícias até o momento de que isso seria customizável.

Reforçando o que já comentei na última parte, algumas vezes o Symbian se perde, e feio. Uma das vezes a perda foi total, a ponto de desligar o celular. Mas um dos piores casos foi o seguinte. Enquanto utilizada um aplicativo, especificamente o Angry Birds, recebi uma ligação e nesse momento, depois de alguns segundos de lapso, o celular mostrou a tela de ligação sendo recebida, mas não adiantava tocar na tela no botão atender que ele não respondia. Ele só reagiu após uns 15 segundos de insistência. 15 segundos para atender uma ligação pode, em vários momentos, ser uma eternidade. Ponto muito negativo.

Mensagens

Até o E71, o Symbian não agrupava as mensagens, mas, ao abrir o aplicativo no N8, o Symbian^3 traz a opção Conversas, muito parecido com o que o Gmail faz. O recurso faz parecer estar usando um programa de Instant Messenger, como o Windows Live Messenger o Skype.

Bateria

Não sei quanto aos modelos mais novos de entretenimento da Nokia, mas em relação ao 5230 e principalmente ao E71, o N8 perde de longe. Mesmo sem ter sido um usuário intenso dos recursos de multimídia, a bateria não passa mais de 2 dias sem cair abaixo dos “2 riscos”. O E71 chegou a ficar 4 dias com uso comum e até 6 em uso brando. O N8 não tem passado mais de 2 dias longe da tomada. Além disso, ela é selada. Ruim? Para que você precisa ter acesso a bateria?

Conectividade

Se você não tiver um plano 3G generoso, vai passar a primeira semana com raiva. O Symbian^3 está totalmente preparado para funcionar na base da internet da operadora. Para um sistema atual, isso é no mínimo desejável. Os widgets do Desktop em sua maioria são baseados no acesso a internet. Na verdade, só valem a pena com ela. Até acostumar o celular que ele não tem que acessar a rede da operadora o tempo todo, mesmo que você force isso na configuração do celular, dá um pouco de trabalho. Fora isso, é WiFi, Bluetooth e 3G funcionando muito bem.

Armazenamento

16 GB de memória interna, mais o slot de expansão microSD dipensam qualquer comentário a esse respeito, não?

Concluindo

A vida com o aparelho vai ensinar muita coisa a seu respeito. Sem muitas promessas, na próxima parte, tentarei focar na vida com o aplicativo Ovi Desktop e seus mecanismos de sincronização.

Até agora, a nota de 0 a 10 tem ficado nos 8,5. O hardware merece nota 10. Mas o Symbian ainda tem que melhorar questão da amigabilidade de uso.

Até a próxima!

Comentários

comentários