Excel – Gráfico de pizza dentro de outra pizza

Uma dica bem bacana postada pelo pessoal da INFO. A idéia é criar subgráficos, ou seja, gráficos que sejam filhos de um determinado conjunto de dados de um outro gráfico já existente, no estipo mestre-detalhe. Como construí-lo, veja a matéria abaixo. O teste foi realizado no Microsoft Excel 2003 e 2007.

Gráfico secundário pode ser usado no Excel para destacar a participação no conjunto de itens de menor valor
Gráfico secundário pode ser usado no Excel para destacar a participação no conjunto de itens de menor valor

Muitas vezes, alguns itens que compõem um gráfico de pizza têm uma participação tão reduzida na soma total que pode ser melhor passá-los para outro gráfico que consiga destacar melhor as pequenas contribuições. O Excel oferece dois tipos de gráfico que podem ser usados para esse fim: o Pizza de Pizza e o Coluna de Pizza. Para gerar o gráfico no Excel 2007, abra a guia Inserir > Pizza (menu Inserir > Gráfico > Pizza no Excel 2003). Escolha entre um dos dois tipos mencionados – o primeiro cria um novo gráfico de pizza ao lado do principal e o segundo gera uma barra, sendo que em ambas as representações os valores de cada item são distribuídos proporcionalmente.

Depois que o Excel gerar o gráfico, clique com o botão direito do mouse sobre ele, caso sinta necessidade de alterar o trabalho, e selecione a opção Formatar Série de Dados > Opções de Série (Formatar Série de Dados > Opções no Excel 2003). Na janela seguinte, em Dividir Série Em você poderá escolher quais fatias deverão ser exibidas no gráfico secundário, repartindo a série por Posição, Valor, Valor Percentual ou Personalizado. Em A Segunda Plotagem Contém… , que varia de acordo com o critério anteriormente escolhido, é possível definir o número de valores que serão exibidos. No gráfico de exemplo, dividimos a série em valor percentual e optamos por mostrar no segundo gráfico todos os valores inferiores a 3%.

Formatando a Série de Dados do Gráfico
Formatando a Série de Dados do Gráfico

Comentários

comentários

2 thoughts on “Excel – Gráfico de pizza dentro de outra pizza”

Comments are closed.