Excel – Separando Nome e SobreNome

Um problema mais recorrente do que se deseja, e de solução até simples com as funções do Excel. Vamos imaginar a seguinte lista de nomes que você tenha recebido:

Excel Nome SobreNome

Ótimo. A missão então é separar o nome e o sobrenome das células na coluna A. Para isso, precisamos de algumas fórmulas. Para o nome, precisaremos da ESQUERDA e a PROCURAR.

A função ESQUERDA obtém o texto à esquerda de um determinado texto com base no número informado. São dois argumentos para esta função, o sendo o primeiro o texto e o segundo a quantidade de caracteres. Por exemplo, se usarmos a função da seguinte forma:

=ESQUERDA(“Excel”;2)

O resultado será “Ex”, pois pedimos os dois caracteres à esquerda do texto “Excel”, ou seja, as duas primeiras letras.

A segunda função, a PROCURAR, retorna o número que aponta para a ocorrência de um texto que procuramos. Ela recebe 3 argumentos, mas vamos nos preocupar apenas com 2. O primeiro é o texto que procuramos, o segundo é o texto onde procuramos. O seguinte exemplo:

=PROCURAR(“ce”;”Excel”)

Retorna 3, ou seja, pedimos a função que procure o texto “ce” dentro do texto “Excel” e me diga onde ele começa, se encontra-lo. No caso, como o texto começa na 3ª letra, o mesmo é o resultado.

Tendo essas duas funções em mãos, colocando a seguinte função na célula B2 da nossa planilha de exemplo:

=ESQUERDA(A2;PROCURAR(” “;A2))

Temos o seguinte resultado:

Excel Nome SobreNome

O que dissemos ao Excel nesta fórmula foi, procure no texto da célula A2 (fórmula PROCURAR) o caractere espaço em branco (” “). O resultado disso, é passado a função ESQUERDA, que usa esse número para pegar todo o texto a partir da esquerda até onde a função PROCURAR encontrou o 1º espaço em branco, ou seja, o primeiro nome.

Perfeito. Faça o autocompletar até a última célula para ver a fórmula funcionando para os outros nomes.

Agora, o SobreNome.

Neste caso, precisaremos da mesma coisa da primeira, porém, ao invés de usar a função ESQUERDA, usaremos a função DIREITA, que faz exatamente o mesmo, porém, procura o texto a partir da extremidade direita, ou seja, do fim do texto. Vamos pedir uma ajuda a função NÚM.CARACT, que conta o número de caracteres de um texto.  Neste caso, deixarei a função falar por si:

=DIREITA(A2;NÚM.CARACT(A2) – NÚM.CARACT(B2))

Estamos dizendo ao Excel, retorne para mim os caracteres a direita do texto, cuja quantidade é o número de caracteres do nome completo, menos o número de caracteres do primeiro nome, ou seja, o que sobra, o sobrenome:

Excel Nome SobreNome

É só autocompletar.

Bom proveito!

Comentários

comentários