Dica – Seus arquivos na nuvem com o Dropbox

Dropbox

Apesar de não ser muito novo, este é um aplicativo que merece um destaque especial quando o assunto é colocar seus dados na nuvem.

O Dropbox funciona da forma mais simples possível. No computador (Windows, Mac ou Linux), após se inscrever no site (link abaixo), baixa e instala o aplicativo (na base do Next, Next, Finish mesmo), informa seus dados e cadastro e a partir desse momento, uma pasta do seu computador é criada e tudo que for colocado nela será copiado e mantido nos servidores do Dropbox.

Com isso, tudo o que você tiver no seu Dropbox estará acessível em qualquer aparelho com acesso a internet. Melhor ainda, caso tenha o Dropbox instalado em outro computador, mas configurado para sua conta, os arquivos serão sincronizados entre os computadores. É possível ainda compartilhar uma determinada pasta do seu Dropbox com outro usuário que tenha conta no serviço.

Desse jeito mesmo, limpo, leve e simples. O único porém está no limite do tamanho, que são 2GB gratuitos, mas é possível obter mais quando se opta em pagar por planos específicos. De qualquer forma, é uma boa quantidade de dados para subistituir aquele pendrive que você carrega no bolso.

Mas porque é tão especial?

O Dropbox tem atributos que poucos serviços oferecem e que o tornam uma alternativo muito interessante.

De imediato, estar disponível para os principais sistemas operacionais é uma delas. Além dos sistemas desktop Windows, Mac OS e Linux, o Dropbox tem versões para os principais sistemas operacionais móveis, que são iOS (iPhone, iPod e iPad), também o Android, da Google e o BlackBerry.

Se não fosse bastante, o Dropbox oferece para desenvolvedores de aplicativos um conjunto de APIs que permite que programas façam acesso a seus arquivos diretamente. O resultado disso é uma horda de aplicativos para iPhone, iPad e Androids com suporte a acesso direto aos seus arquivos do Dropbox. Uma mão na roda!

Para completar, a interface Web do serviço é bem limpa a arrojada. O mesmo vale para a versão Mobile do site.

Download

O Dropbox é gratuito, tem um tutorial muito simples na própria página do programa e pode ser baixado clicando no link abaixo:

Download Dropbox
Download Dropbox

Bom proveito!

Comentários

comentários