Firefox – Plugin para redicionar URLs (Redirector)

Outra necessidade que só o dia a dia explica. Em resumo, precisávamos que, ao apontar para um determinado domínio da internet, fosse feito um redirecionamento automático para outro.

A alternativa que vem a mente é a manutenção do arquivo hosts, no caso do Windows (mas acredito que haja algo equivalente no Linux), mas ele, além de não ser muito indicado para isso, não resolve todos os problemas de proxy reverso e não se dá muito bem com endereços de destino, preferindo endereços IP.

Mexer com DNS seria muito trabalhoso. A alternativa que resolveu? Um plugin para o navegador Firefox chamado Redirector.

O help é bem completo quanto ao uso e configuração. Depois de instalado, ele cria no canto inferior direito navegador um ícone que evidencia seu funcionamento:

Redirector em funcionamento
Redirector em funcionamento no Firefox

Um clique com o botão direito sobre o “R” ativa a tela de configurações. A partir daí, é só criar seus redirecionamentos, que conta com níveis de customizações desde simples WildCards até o uso de Regular Expressions! Um exemplo bem simples seria o seguinte:

Exemplo de uso do Redirector
Exemplo de uso do Redirector

Não dá para ser mais claro. Toda vez que alguma requisição for feito ao domínio http://www.meudominio.com.br, ela será automaticamente redirecionada para o http://teste.meudominio.com.br. Os caracteres adicionais foram necessários para que todo o restante da url seja passado corretamente, como querystrings e subpastas.

Página do plugin

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/5064/

Talvez isso seja pouco comum no dia a dia, mas em cenários de testes, pode ajudar um bocado.

Comentários

comentários