Mobilidade – Crie seu aplicativo na Nokia Store (antiga Ovi) em minutos

Os que frequentam este blog ou me conhecem de outros carnavais, sabem o quanto sou admirador da fabricante Nokia.

Não vou comentar sobre os famigerados rumores que rodeiam a marca nos últimos meses, mas, se o resultado for o pior, só vou lamentar uma das fabricantes que mais respeita os clientes com a qualidade e durabilidade de seus produtos, fatores que acredito que a manterão viva e sempre evoluindo. O assunto daria uma discussão longa, mas não estou aqui para falar disso.

Pegando carona no respeito aos consumidores, nos últimos anos a Nokia fez um investimento massivo em tecnologias para facilitar o desenvolvimento de aplicativos para seus celulares. Lá atrás, a facilidade ia de carona com o JME. Quando se falava em Symbian, todos entortavam o nariz. Bom, isso mudou, e muito, e nem estou falando de Windows Phone, ainda.

Sem discorrer sobre o quão boas se tornaram as ferramentas de desenvolvimento para o Symbian (e também para o S40), depois que ele adotou a plataforma Qt, as ferramentas evoluiram a ponto de ser possível produzir aplicativos (simples, admito) sem precisar necessariamente ser um programador.

Sim, é isso que a Nokia vem proporcionando ultimamente. O invento que vou comentar aqui é o Ovi app wizard, nome que acredito que vai mudar logo, devido a descontinuidade da marca Ovi. Com ele, é possível criar uma aplicação em minutos, direto no browser, e submete-la a Nokia (Ovi) Store para aprovação.

Sem dar muitas voltas, o vídeo abaixo (em inglês) resume muito bem a idéia.

É claro que o resultado é tão simples quanto o que é ofertado pelo aplicativo. Pode parecer pouco, mas, tentando imaginar o impacto do que é uma empresa ter uma aplicativo para celulares, sem precisar de desenvolvedores, sim, isso é um ganho estratosférico para a estratégia de uma empresa. A parte ótima é que sequer é preciso registro. Coisas mais avançadas exigirão conhecimento e claro, ferramentas para isso.

Fiz um exemplo “bobo” de uma aplicativo que disponibiliza os feeds do nosso fórum. Até o momento ele não tinha sido aprovado, mas quando for, disponibilizo o link. Abaixo segue o visual de como ele estava ficando:

Fórum no Ovi App Wizard
Fórum no Ovi App Wizard

Isso deixa claro que a Nokia está longe de desistir. O trabalho segue, sério, e com uma dedicação e qualidade que acredito que poucas fazem como ela, mesmo as pioneiras como Apple e Google.

Vale a pena dar uma conferida!

Comentários

comentários