Nokia N95 8GB ganha memória aos gigabytes e LCD maior

Ok, ok, a notícia já e velha, mas o fato é que já possível encontrar o aparelho a venda oficialmente nas melhores lojas do ramo.

Logo abaixo coloco alguns vídeos de avaliação e comparação com seu irmão mais velho.


Com nada menos que 8 GB de memória interna, o smartphone N95 8GB, da Nokia, oferece um gás extra para aproveitar ainda melhor todos os recursos que já matavam a pau no N95 original.

O equipamento é uma das atrações da edição de julho da INFO. A revista chega às bancas na semana que vem trazendo também o teste do INFOLAB com o Centro, da Palm, e uma análise sobre os novos recursos do iPhone 3G e os outros que ele continua devendo.

Além da memória para armazenamento, o N95 8GB também recebeu um upgrade na memória RAM, que saltou de 64 MB para 128 MB, e na tela. O display agora tem 2,8 polegadas, com resolução de 240 por 320 pixels e exibição de 16 milhões de cores. Fora essas, a outra grande novidade é a eliminação do slot para cartão de memória, uma conseqüência direta da adoção dos 8 GB de memória embutida.

É verdade que, com essa fartura de memória, espaço deixou de ser um problema a ser resolvido com cartões microSD. Porém, os cartões também são uma alternativa cômoda para trocar arquivos rapidamente entre celulares, câmeras, MP3 player e cia. sem preocupações com cabos, pareamento de Bluetooth e Wi-Fi disponível.

Fora os aumentos de memória e tela e a morte do slot para cartão, não há outras novidades significativas no front. O N95 8GB mantém os poderosos recursos do N95 original.

Ele é uma ótima pedida para quem busca um aparelho que substitua de uma vez só câmera, player de música e vídeo, navegador GPS e, na hora do aperto, pelo menos quebre o galho para lidar com arquivos do Office com relativo conforto, mesmo sem ter um teclado QWERTY.

Para executar tantas tarefas, o smartphone até muda de forma. Deslizando a tela para cima, o N95 8GB exibe o teclado de celular e fica pronto para navegar na web e trocar e-mails pelas redes 3G ou por Wi-Fi. O modelo é um dos que melhor se viram para exibir páginas com conteúdo multimídia.

Movendo a tela na direção contrária, surgem botões de controle de reprodução de mídia e o N95 8GB vira um player de música e vídeo.

O design espertíssimo do N95 8GB também permite usá-lo com uma respeitável câmera fotográfica compacta com lentes Carl Zeiss Vario-Tessar. É só deitar o aparelho e começar a clicar para fazer fotos em 5 MP.

O modelo ainda se defende bem com vídeo, gravando clipes em resolução VGA (640 por 480 pixels) e taxa de 30 FPS com boa qualidade. O resultado pode ser visto inclusive na TV. Basta usar o cabo que acompanha o produto para fazer a ponte entre o N95 8 GB e a TV. Uma surpresa negativa na câmera foi a inexplicável eliminação da tampa de cobertura da lente.

O N95 8GB conta com GPS e faz o papel de navegador, por meio do aplicativo Nokia Maps. Só que, para receber as instruções por voz sobre as manobras a realizar durante a rota, é preciso baixar o mapa da região desejada, adquirindo a licença para o uso durante um período que pode ir de um mês (25 reais) a um ano (180 reais). O bacana é que a Nokia oferece seis meses grátis de navegação para quem comprar o N95 8GB, além de um carregador para ser usado no acendedor de cigarros do carro.

A segunda encarnação do N95 começa a ser vendida no país nesse mês, por 2320 reais. Esse valor salgado é o do modelo desbloqueado. Evidentemente, nas lojas das operadoras será possível comprar o aparelho por preços menores, que variam de acordo com o plano do cliente.

Nos planos Claro 3G 120 e no Vivo Escolha 90, o N95 8GB sairá por 1499 reais. Detalhe: na Vivo, o modelo será comercializado inicialmente apenas em Belo Horizonte, onde a operadora tem a rede 3G com HSDPA da Telemig Celular.

Nokia N95 8GB Review

Comparação N95 e N95 8GB

Abraços

Tomás Vásquez
www.tomasvasquez.com.br

Comentários

comentários

2 thoughts on “Nokia N95 8GB ganha memória aos gigabytes e LCD maior”

  1. Coincidência pois também adquiri um E71. Agora se o N95 é lento ou não, vai do que cada um é capaz de fazer. Não tem a mínima comparação entre os efeitos visuais do N95 e o E71, até porque são aparelhos com foco completamente diferentes.

Comments are closed.