Pen Drive ou Canivete Suíço?

É fato que os Pen Drives dominaram o mercado de armazenamento móvel, dando fim a aquelas famigeradas caixinhas pretas que guardavam alguns míseros arquivos, chamadas de “disquete”. Os profissionais de TI o mantiveram vivo por um tempo pois ainda era necessário dar o “boot” por disquete em algumas máquinas mais antigas, ou mesmo em servidores. Mas até nisso os Pen Drives e CDs tem feito e muito bem.

Mas é óbvio que, mais do que o dispositivo de armazenamento, o que vale realmente é seu conteúdo. O melhor de tudo é que esse conteúdo não se limita a documentos, planilhas, apresentações e fotos. Pode também ser composto de aplicativos.

É verdade que 90% destes precisam de algum tipo de instalação para tirar proveito das vantagens do sistema operacional, mas existem um pequeno grupo que conseguem executar de forma autônoma, bastando apenas ter o arquivo executável em mãos.

Porém, não porque são aplicativos autônomos que eles farão apenas coisas simples. Em alguns casos podem até salvar a pele. Por exemplo, apesar de ser um formato padrão, ainda é possível encontrar computadores com Windows se um leitor de arquivos PDF. Para isso existe uma versão do Foxit Reader, um aplicativo leitor de arquivos no formato PDF que pode funcionar a partir do Pen Drive, bastando executá-lo. Abaixo cito outros exemplos:

Firefox – Uma versão móvel do browser, com a grande vantagem de poder levar seus favoritos para qualquer lugar!
GIMP – Editor de imagens avançado, com tantos recursos quando o Photoshop
VLC Media Player – Aplicativo para executar mídias em diversos formatos
Miranda IM – Mensageiro instantâneo que conecta com a maioria das redes como MSN, AIM e Yahoo

Há também ferramentas avançadas que executam tarefas como backup e clientes Telnet. Também há pequenos jogos (cuidado com o chefe!) e outros utilitários.

Existem um site especializado neste tipo de aplicativos chamado PortableApps.com. O link para o mesmo é: http://portableapps.com/

Há ainda um pacote que oferece um apanhado de aplicativos já reunidos que disponibilza um conjunto de ferramentas para as necessidades mais comuns. Facilita bastante.

Resumindo, ter um Pen Drive deixou de ser um luxo para ser uma necessidade. Cabe a você tratá-lo como um “disquetão” ou como uma poderosa ferramenta para o dia-a-dia.

Abraços

Tomás Vásquez

Comentários

comentários