Dicas Web – Agilize o desenvolvimento de suas páginas

Essa dica foi enviada pelo blog do Adsense, comunidade que apóia usuários e editores do programa de afiliados do Google Adsense. A maior parte das dicas foca em aprimorar os rendimentos do programa, porém, algumas vezes surgem algumas dicas de melhorias em sites e ferramentas. Convenhamos, quem dispensaria uma dica da equipe do Google?

A dicas se concentram em plugins do browser Mozilla Firefox que auxiliam na manutenção de sites dinâmicos dentro do próprio browser, sem precisar de ferramentas adicionais instaladas no computador.

Lá vão elas:


Você está sempre trabalhando nas páginas do seu site e na implementação do AdSense? Alterando o HTML ou o PHP, criando imagens e código toda hora? Se a resposta é sim, existem complementos (add-ons) do Mozilla Firefox que podem ajudar a agilizar o processo de criação. Abaixo estão alguns que podem ser bastante úteis:

 

ColorZilla – https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/271

Esse complemento informa qual é o código RGB ou hexadecimal da cor que você estiver vendo na tela, para ajudar a criar uma logomarca para seu negócio que tenha o tom certo de azul, por exemplo. A ferramenta ainda permite salvar paletas de cores personalizadas enquanto você navega, para usar mais tarde em outros designs.

MeasureIt – https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/539

Meça, em pixels, a altura e largura de qualquer elemento de uma página. O uso é muito simples e você descobre rapidinho quanto espaço tem sobrando para colocar aquele novo bloco de anúncio do AdSense. 🙂

IE View – https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/35

Você costuma abrir o Internet Explorer para ver como sua página aparece? O IE View permite ver como a página ficaria se você estivesse usando o IE, sem se preocupar em abrir outro navegador. Você também usar esse complemento para navegar em sites que não se comportam bem no Firefox.

WebDeveloper toolbar – https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/60

Essa barra de ferramentas multiuso dá acesso fácil a recursos como controle da exibição de Java e Javascript, elementos de formulários e CSS, mudança da resolução da tela (para você ver como seu site ficaria numa resolução menor), validação de HTML e muito mais.


A esta lista, que já está bem bacana, acrescentaria somente os seguintes plugins:

 

FireBug – https://addons.mozilla.org/firefox/addon/1843

Firebug é uma extensão para o Mozilla Firefox que adiciona ao navegador inúmeras ferramentas para facilitar a tarefa de desenvolvimento de páginas web. Ele possibilita a identificação e eliminação de erros de programação, edição e também o monitoramento de CSS, HTML e JavaScript presentes em qualquer página da internet.

DOM Inspector – https://addons.mozilla.org/firefox/addon/1806

O DOM Inspector é um painel que exibe pra você a árvore de elementos criada pelo navegador ao renderizar a página. Ele se torna especialmente útil quando você precisa resolver problemas em códigos feitos por outras pessoas ou códigos feitos por você mesmo há muito tempo e que não estão muito bem organizados. Ele auxilia também na depuração de scripts da página, oferecendo junto com o FireBug, um console completo de depuração com recursos como CallStack, Watch, Breakpoints e outros.

A explicação dada aqui está longe de ser completa. Cada extensão mereceria um tutorial próprio, alguns bem extensos, mas como a intenção inicial é dar uma idéia, já possível curtir um pouco do que cada um faz, e faz muito bem.

Quais são seus complementos favoritos para desenvolvimento de páginas de web? Deixe um comentário!

Abraços

Tomás

Comentários

comentários